PAN quer saber quantas colónias de animais abandonados há em Olhão

Partido político também quer saber estado da implementação do programa de Captura, Esterilização e Devolução (CED)

O PAN (Pessoas, Animais, Natureza) quer saber quantas colónias de animais abandonados existem, em Olhão, e em quais é que já foi implementado o programa de Captura, Esterilização e Devolução (CED). 

O partido político esteve presente, esta segunda-feira, 15 de Julho, na sessão da Assembleia Municipal de Olhão, onde foram abordados estes temas.

Segundo o PAN, António Pina, presidente da Câmara de Olhão, não referiu se «existe ou não, um grave problema de sobrepopulação de animais de companhia abandonados».

Ainda assim, o autarca «reconheceu que há um programa de identificação, contabilização e controlo das colónias de felinos errantes no município, mas que, no entanto, ainda não é o que desejam», estando «para breve a abertura de um novo espaço onde mais animais possam vir a ser esterilizados».

Na opinião do PAN/Algarve, «todos os dias se conhecem novos casos de abandono de animais, o número de animais nas colónias não pára de aumentar e as associações, grupos informais, cuidadores e tratadores desesperam por soluções, respostas e apoio da autarquia».

«Estes problemas com animais abandonados, que vivem e se multiplicam nas ruas, não é de agora. Quem, como o PAN, tem conhecimento diário dos pedidos de ajuda das centenas de olhanenses, do desespero das associações, dos vídeos e fotos chocantes que recebe, não deve nem pode aceitar uma resposta tão vaga a este problema. Basta acompanhar alguns dos tratadores ou percorrer algumas ruas do concelho, que rapidamente identificamos centenas de gatos e facilmente se constata não estarem esterilizados (programa CED) assim como outras tantas centenas de crias nascidas há dias ou semanas», diz o partido político.

Por isso, o PAN quer saber as colónias identificadas que sofreram intervenção do programa CED e o número de gatos esterilizados em cada uma, nos anos 2018 e 2019, bem como qual é a taxa ou média mensal de animais Capturados, Esterilizados e Devolvidos.

Comentários

pub