Ordem dos Enfermeiros está a fazer périplo pelo Algarve

A ação denomina-se #EnfermagemaoSul

A Ordem dos Enfermeiros visita, até esta sexta-feira, 5 de Julho, unidades de saúde do Algarve, desde hospitais públicos e privados até centros de saúde e instituições de ensino.

A comitiva é liderada pelo enfermeiro Sérgio Branco, presidente da Secção Regional do Sul da Ordem, que justifica esta iniciativa pela necessidade de a «Ordem estar ao lado dos enfermeiros e dos enfermeiros sentirem a sua Ordem perto de si».

A ação denomina-se #EnfermagemaoSul e vai abranger todos os distritos da área de influência da SRSul da Ordem dos Enfermeiros. As unidades de saúde do distrito de Faro são as primeiras a receber a iniciativa, entre 1 e 5 de Julho, seguindo-se, depois, os demais distritos: Santarém, Lisboa, Setúbal, Portalegre, Beja e Évora.

Neste primeiro dia, 1 de Julho, houve encontro com Enfermeiros do Centro de Saúde Faro e das várias extensões, nomeadamente: a Unidade de Saúde Familiar Golfinho (polo de Estoi), a Unidade de Saúde Familiar de Ria Formosa (polo de Montenegro), a Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados (polo de Santa Bárbara de Nexe) e ainda a Unidade de Cuidados Continuados Integrados de Milreu, em Estoi.

A equipa esteve também na Unidade de Cuidados na Comunidade de Santo António de Arenilha, extensão do Centro de Saúde de Castro Marim.

Antes, tinha estado no Centro de Saúde de Vila Real de Santo António, nomeadamente na Unidade de Cuidados na Comunidade e no Serviço de Urgência Básico, e nas extensões das Unidades de Saúde Familiares de Levante e Esteva.

Houve ainda contactos com a equipa da viatura SIV (Suporte Imediato de Vida). A equipa prosseguiu hoje a sua atividade, co, visitas a Monte Gordo, Altura, Cacela, Tavira, Fuzeta, Moncarapacho, Olhão e Faro.

A região do Algarve conta cerca 2600 enfermeiros para uma população distribuída por 16 concelhos com cerca de 450 mil habitantes, número que triplica na época alta do turismo.

«Em média, existem na região seis enfermeiros por mil habitantes, média bastante abaixo da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico) que ronda os 9,3/1000 habitantes», denuncia a Ordem.

«Nesta média algarvia incluem-se as unidades de saúde privadas, pelo que a média no Serviço Nacional de Saúde desce para os 4,2 enfermeiros por 1000 habitantes, percentagem equiparada à média nacional. A nível de rácio, a enfermagem em Portugal permanece na cauda da Europa.

Comentários

pub