Serra de São Brás dá gosto a cerveja artesanal de escoceses

Cerveja é uma lager, com sabor doce no final

A paixão não era nova, mas Neil Caird decidiu fazer-lhe um upgrade. Partiu da sua gélida Escócia e encontrou, no Algarve, o paraíso perfeito para fazer a “São Brás”, uma nova cerveja que vai ser lançada esta quinta-feira, 25 de Julho, na emblemática Feira da Serra. 

Em Novembro do ano passado, Neil instalou-se numa pequena fábrica no Centro Empresarial das Almargens, em São Brás de Alportel. Mas esta história começou bem longe do concelho serrano.

«Já fazíamos cerveja antes na Escócia. A minha família tinha uma casa em Lagos e quisemos melhorar a nossa produção. Um dia, a minha mulher disse: “devíamos tentar em Portugal”. Acabámos por nos mudar em 2016», conta ao Sul Informação.

Foi em Lagos que Neil e a família começaram a produzir cerveja artesanal no nosso país, fundando a Afters Brewing.

«Estivemos em todo o lado praticamente e acabámos por ficar em Vilamoura. Produzimos lá um ano, mas depois sentimos que necessitávamos de um outro sítio», diz.

 

Neil Caird

 

Em São Brás, encontraram um pequeno oásis. «Falámos com alguns amigos que nos recomendaram São Brás e adorámos logo o sítio. Montámos aqui a nossa fábrica, trouxe as máquinas que tinha na Escócia, e agora até vivemos cá», revela.

A “São Brás”, uma lager, é a primeira cerveja produzida nas novas instalações e acabou de ser feita…há 10 dias!

«Estávamos em pânico porque só conseguimos a licença na semana passada. No dia em que recebemos a licença, produzimos esta cerveja que tem um sabor doce no final, até a tangerina e ananás. É uma cerveja frutada, na qual usámos lúpulo muito bom, da Nova Zelândia», explica Neil.

Apesar de ainda não estar engarrafada, a grande estreia da cerveja será na Feira da Serra, já na quinta-feira, dia 25, onde estará à venda por 1 euro.

«O nosso objetivo sempre foi lançar a cerveja na Feira da Serra. Agora temos grandes expetativas quanto à aceitação do público», revela o escocês.

Em São Brás de Alportel, mesmo depois da Feira, quem quiser consumir esta cerveja vai poder fazê-lo com condições especiais.

«Os consumidores do Algarve parecem ainda não ter uma grande vontade de beber cerveja artesanal. Por isso, achámos que o grande segredo para conquistar os portugueses é o preço. Em São Brás, a nossa cerveja será ao mesmo preço de uma Superbock ou Sagres. Nos outros locais, ainda não sabemos», explica Neil ao Sul Informação.

 

 

Esta é uma maneira de chegar a todos os públicos, a um preço acessível, mas com uma cerveja «com um sabor muito melhor».

«Somos parte da comunidade e queremos também mostrar isso, incentivando as pessoas a beber a São Brás!», diz, entusiasmado, Neil Caird. Em todo este processo, o escocês realça ainda o «grande apoio» da Câmara de São Brás de Alportel.

Para o futuro, a ideia da Afters Brewing é produzir mais cervejas, criando 10 postos de trabalho. E Neil é perentório: «queremos pessoas mesmo de São Brás!».

«Estamos encantados por estar em São Brás de Alportel. Podemos andar a pé em todo o lado na vila. Acho que temos tanto em comum, os escoceses e os portugueses. Gostamos de aproveitar a vida, temos um grande sentido de humor e somos pessoas simpáticas», conclui, sorridente, ao Sul Informação.

 

Fotos: Pedro Lemos | Sul Informação

Comentários

pub