Livro que conta história de Loulé em BD nomeado para o Prémio Adamastor

Vencedores são anunciados em Outubro

O livro “Os Segredos de Loulé – Uma História em Banda Desenhada” está nomeado para o Prémio Adamastor de Ficção Fantástica em Banda Desenhada.

Estes prémios são organizados pelo Coletivo Trëma e «pretendem evidenciar anualmente a produção nacional no género Fantástico, em vários formatos».

O processo de nomeação é aberto a todos os interessados, e a votação final e atribuição dos prémios será feita durante o evento “Fórum Fantástico”, que este ano acontece de 11 a 13 de Outubro, na Biblioteca Orlando Ribeiro, em Lisboa.

Com argumento de João Miguel Lameiras e João Ramalho Santos, e ilustrações de André Caetano, “Os Segredos de Loulé – Uma História em Banda Desenhada” «é uma viagem pela história de Loulé e a sua região, desde o início do universo até aos nossos dias e ao futuro, numa abordagem diferente a um género com grande tradição na BD portuguesa, como é a Banda Desenhada Histórica», segundo a Câmara de Loulé, que editou o livro.

«Ao contrário de outros projetos institucionais deste tipo, os autores enveredaram por um relato amplo e original, num registo de ficção-científica, que recua ao mais distante passado, e percorre a história desta cidade (e deste concelho) algarvio até ao futuro», acrescentou a autarquia.

Um dos autores do livro,  André Caetano, recebeu, de resto, o prémio de mérito, na categoria de banda desenhada, do concurso mundial 3×3 Illustration Awards: Professional Show Winners Nº16, «atribuído pelo trabalho de ilustração que desenvolveu nesta edição local».

Nos Prémios Adamastor do Fantástico, “Os Segredos de Loulé – Uma História em Banda Desenhada” irá concorrer ao lado de “Andromeda” – Zé Burnay (Zé Burnay); “Apocryphus: Femme Power” – vários (Mighell Publishing); “A morte viva” – Alberto Varanda (Ala dos Livros); “A Viagem da Virgem” – Pepedelrey, Jorge Coelho, Rui Gamito e Rui Lacas (Escorpião Azul); “Ermal” – Miguel Santos (Escorpião Azul); “Filhos do Rato” – Luis Zhang e Fábio Veras (Comic Heart / G Floy Studio – Portugal); “Futuroscópio” – Miguel Montenegro (Arcádia); “Lusitano 1-7” – Bruno Matos (Lusitano); “O Outro Lado de Z” – Nuno Duarte e Mosi (Kingpin Books / Comic Heart / G.Floy Studio); “SINtra” –Tiago Cruz e Inês Garcia (Escorpião Azul); “Watchers” – Luís Louro (Edições ASA); e “Zahna” – Joana Afonso (Polvo).

Comentários

pub