Já é possível renovar o Cartão de Cidadão no Balcão Único de Portimão

Autarquia disponibiliza funcionários «devidamente habilitados para os procedimentos relativos à renovação do Cartão de Cidadão».

A Câmara de Portimão cedeu espaço e funcionários, no Balcão Único de Portimão, situado em pleno centro da cidade, para permitir a renovação presencial do Cartão de Cidadão por maiores de 25 anos.

Esta nova valência surge da adesão do Município ao protocolo recentemente estabelecido entre a Agência para a Modernização Administrativa, o Instituto dos Registos e do Notariado (IRN) e o Instituto de Gestão Financeira e Equipamentos da Justiça, «com vista a atenuar as longas filas existentes na Conservatória do Registo Civil de Portimão para tratar de assuntos associados ao Cartão de Cidadão», salienta a autarquia.

Entre outras competências, o Município de Portimão disponibiliza «alguns funcionários devidamente habilitados para os procedimentos relativos à renovação do Cartão de Cidadão».

É objetivo desta aposta governamental, perfilhada pelo Município de Portimão, tornar mais cómodo e acessível o processo de renovação daquele documento de identificação, através da redução dos tempos médios de espera e da racionalização de recursos humanos e tecnológicos, sendo de referir que as taxas arrecadadas com este novo serviço reverterão na sua totalidade para o IRN.

O Balcão Único Municipal está localizado na Rua do Comércio, usufruindo de um atendimento personalizado e profissional, em horário alargado e contínuo das 9h00 às 19h00, em pleno centro da cidade.

Este equipamento municipal registou, nos meses de Abril e Maio deste ano, mais de 5000 mil atendimentos.

«Há muitos milhares de cidadãos que vão ao Balcão Único, todos os meses, o que também ajuda a dar mais animação ao centro da cidade», disse Isilda Gomes, presidente da Câmara de Portimão, na recente apresentação do programa de eventos de Verão.

Com esta nova valência do BUM, acrescentou a autarca, «a Câmara só vai ter despesa, mas não deixei de aceitar esta nova tarefa para podermos prestar um novo serviço aos cidadãos e assim trazer também mais gente ao centro da cidade».

Comentários

pub
pub