Habitantes e visitantes da Culatra convidados a limpar a Ria

Ação é promovida pela Associação para o Estudo e Conservação dos Oceanos

#title# #culatra #Faro #aeco #url#

Os habitantes e visitantes da Ilha da Culatra vão ser convidados, no próximo domingo, dia 21, para uma ação de limpeza e sensibilização, entre a zona do porto de abrigo e o conhecido recovo.

Esta campanha, promovida pela AECO (Associação para o Estudo e Conservação dos Oceanos), está integrada no projeto “Ria Formosa sem Plástico” que uniu, em Março, mais de 10 mil votantes para a ganhar o concurso internacional promovido pela European Outdoor Conservation Association (EOCA).

Foi esta vitória que permitiu à associação «obter o financiamento necessário para contratar os mergulhadores que também estarão presentes no dia 21 para realizar uma limpeza subaquática da zona do porto de abrigo», explica a AECO.

Esta será a última ação do programa de comemorações do dia da ilha, 19 de Julho, que assume em 2019, «a centralidade do tema da sustentabilidade ambiental».

«Esperamos que a combinação de todos estes esforços, contribua de forma positiva para a preservação do nosso parque natural, mas que sirva também para sensibilizar as diferentes comunidades. É necessário mudar comportamentos, não podemos continuar a fingir que não se está a passar nada, cruzar os braços e dizer não fui eu. Temos que trabalhar em conjunto para reduzir a nossa pegada ecológica no futuro. Contudo, não nos podemos esquecer que ainda é necessário intervir para minimizar o impacto do que aconteceu no passado. Hoje temos acesso a informação que não havia há 10, 20 ou 30 anos, somos privilegiados, podemos finalmente pôr mãos à obra e mudar!», salienta Sandra Godinho, responsável do projeto.

A angariação de voluntários para o dia 21 de Julho conta com o apoio da Associação de Moradores e Amigos da Ilha da Culatra (AMIC), da Straw Patrol e do Centro de Ciência Viva do Algarve.

As inscrições poderão ser feitas através destas entidades ou diretamente com a AECO através do endereço geral.aeco@gmail.com.

Comentários

pub
pub