Filarmónica de São Brás vai ajudar a celebrar o Dia da Bastilha em França

Filarmónica algarvia tem vindo a colaborar com a sua congénere de Roche la Molière

A Banda Filarmónica de São Brás de Alportel vai a Roche la Molière, em França, para visitar esta localidade francesa e tocar com a sua congénere local, a centenária filarmónica francesa Harmonie des Mineurs.

Esta será a primeira experiência internacional da formação musical são-brasense e acontece no âmbito de uma colaboração que se começou em 2015, aquando do início da geminação entre os municípios de São Brás e de Roche La Molière, que viria a ser oficializada em 2017.

«Esta proposta de intercâmbio musical resultou das vontades de Miguel Dias, um são-brasense que reside e trabalha em Roche La Molière, e Hervé Freycenon, diretor do Centre Musical, que visitaram São Brás de Alportel para lançar o desafio e a filarmónica aceitou-o», segundo a associação algarvia.

Esta visita estava, de resto, há muito prometida, pois já houve músicos da Harmonie des Mineurs a visitar São Brás de Alportel.

Durante a sua estadia em França, a banda algarvia vai ter a oportunidade de acompanhar a sua anfitriã nas celebrações do dia da Bastilha, entre 11 e 14 de julho de 2019.

No dia 11, a filarmónica portuguesa dará um pequeno concerto de repertório nacional na localidade francesa. No dia 12 de Julho, a Banda Filarmónica de São Brás de Alportel dará um concerto em conjunto com a Harmonie des Mineurs de Roche la Molière, enquadrado nas festas de verão da vila. Por fim, a 14 de Julho, as duas bandas voltam a juntar-se para tocar na cerimónia solene do dia da Bastilha.

Além da componente musical do programa da visita, estão previstas iniciativas de carácter oficial, contactos com a comunidade portuguesa e visitas culturais e gastronómicas por Roche la Molière e Lyon.

Comentários

pub