Festa do Pontal tem edição inédita em Monchique que faz lembrar o passado

Festa do Pontal realiza-se pela primeira vez em Monchique, no mesmo local onde Francisco Sá Carneiro deu um comício em 1975

Foto: José Manuel Nobre Furtado

A Festa do Pontal do PSD vai realizar-se, pela primeira vez, em Monchique. A tradicional iniciativa que marca a reentré política dos social-democratas vai decorrer no dia 31 de Agosto, no mesmo local onde se realizou o 1º comício de Sá Carneiro no Algarve, o miradouro desta vila serrana.

Assim, esta festa será uma oportunidade para recordar – e para alguns, reviver – uma data histórica. Mas, segundo David Santos, presidente do PSD/Algarve, servirá igualmente para «dar expressão a um concelho da serra algarvia», devendo, também «ser encarada como uma manifestação de solidariedade para com aqueles que foram vítimas do terrível incêndio de 2018».

Em declarações ao Sul Informação, Rui André, presidente da Câmara de Monchique eleito pelo PSD e militante deste partido, não esconde «a grande satisfação» por acolher esta festa que, até agora, apenas se tinha realizado em dois concelhos do Algarve, os de Faro e Loulé, nos quais está implantada a zona do Pontal, também conhecida por mata do Ludo.

Falando «na qualidade de autarca do PSD», Rui André lembra que esta «é a festa maior do partido, a nível nacional».

«É muito mais do que uma festa. É a reentré política, para mais num ano em que há eleições legislativas, o que significará que haverá apresentação de candidatos e que virá cá a Monchique um conjunto alargado de personalidades do partido e dirigentes nacionais».

Tendo isto em conta, louva a decisão da direção do partido. «Isto dá um sinal positivo de que a população de Monchique continua a precisar de atenção, não foi só nos dias a seguir aos incêndios».

Por outro lado, este será uma espécie de regresso ao passado, já que foi no miradouro de Monchique que se realizou, em 1975, o primeiro comício de Francisco Sá Carneiro no Algarve.

 

Fotos: José Manuel Nobre Furtado

 

Este momento foi registado em fotografia por José Manuel Nobre Furtado, o primeiro presidente da Câmara de Monchique após o 25 de Abril – e «o único social-democrata a ganhar uma Câmara do Alentejo e Algarve nas primeiras Eleições Autárquicas».

«Isto acaba por ser uma curiosidade interessante, voltar ao mesmo local onde, em 1975, Monchique foi o grande palco de um comício que é dos poucos da altura com registos fotográficos. Muitas das pessoas que aparecem nas fotos ainda estão vivas e ainda são ativos, pelo que esperemos que estejam presentes. Assim, será também o reviver da história do PSD e de Portugal», disse.

Já como presidente da Câmara, Rui André diz também estar feliz, como estaria «se fosse qualquer outro partido a fazer uma festa desta dimensão no concelho, que seria sempre bem recebido».

Segundo o PSD/Algarve, neste Pontal de Monchique estarão representados «vários pontos do país, sendo atribuída uma banca a cada um dos distritos, de modo a que a festa decorra num clima de grande convívio e ampla participação popular, como é a sua génese», considera o PSD Algarve

Nas próximas semanas será conhecido o programa final, o qual terá como um dos momentos mais altos a intervenção de Rui Rio, presidente do PSD.

Comentários

pub