Entrega dos prémios aos melhores confirma aumento da qualidade dos vinhos do Algarve

Grande Medalha de Ouro foi atribuída ao “Vida Nova Reserva IGP Algarve Tinto 2015”, da Adega do Cantor

A qualidade dos vinhos algarvios voltou a ser reconhecida na mais recente edição do Concurso de Vinhos do Algarve. Após a avaliação de 111 vinhos de 24 produtores, o júri atribuiu um total de 33 medalhas, das quais uma Grande Medalha de Ouro, 12 de Ouro e 20 de Prata, como o Sul Informação já noticiou.

A tão desejada Grande Medalha de Ouro foi atribuída ao “Vida Nova Reserva IGP Algarve Tinto 2015”, da Adega do Cantor – Sociedade de Vitivinicultura, Lda.

A cerimónia de entrega de prémios do XII Concurso de Vinhos do Algarve teve lugar no passado dia 12 de Julho, no Centro Cultural de Lagos. A Comissão Vitivinícola do Algarve homenageou os produtores medalhados no concurso realizado no dia 9, que contou com a parceria financeira e logística do Município de Lagos e organização técnica da Associação de Escanções de Portugal (AEP).

A cerimónia de entrega de prémios contou com a presença de Bernardo Gouvea, presidente do Instituto da Vinha e do Vinho, que integrou o painel responsável pela entrega dos troféus, composto pelo secretário-geral da Associação de Municípios Portugueses do Vinho (José Arruda), o diretor regional da Agricultura e Pescas (Pedro Monteiro), o presidente da Região de Turismo do Algarve (João Fernandes) e a presidente da Comissão Vitivinícola do Algarve (Sara Silva). Maria Joaquina Matos, presidente do Município de Lagos, esteve presente na cerimónia, congratulando os produtores medalhados.

Sara Silva faz um balanço positivo da edição 2019 do Concurso de Vinhos da Algarve, dizendo que «este ano tivemos um aumento do número de amostras na ordem dos 30%, o que revela uma trajetória bastante positiva do concurso».

A presidente da CVA salientou também «as boas referências emitidas pelos jurados da AEP, relativamente à evolução e qualidade dos Vinhos do Algarve. Pretendemos melhorar o Concurso ano após ano, pelo que estamos já a preparar a próxima edição».

«Esta cerimónia teve como objetivo homenagear o trabalho dos produtores, contribuindo para o aumento do reconhecimento dos Vinhos do Algarve», concluiu a presidente da CVA.

Uma das novidades da XII edição do Concurso de Vinhos do Algarve foi a criação do prémio homenagem “Vinhos do Algarve”. Com este prémio, a CVA pretende distinguir pessoas singulares ou coletivas cujo trabalho tenha contribuído para a melhoria e divulgação dos Vinhos do Algarve.

Na primeira edição do prémio, foi distinguido Hermínio Rebelo, nome intimamente ligado aos Vinhos do Algarve: antigo chefe da câmara de provadores da CVA e Escanção-Mor da Confraria dos Enófilos e Gastronomia do Algarve, foi várias vezes membro do júri de vários concursos de vinhos, entre os quais o Concurso de Vinhos do Algarve e o Concurso Nacional de Vinhos.

Foi também coordenador das aulas de Restaurante e Enologia da Escola de Hotelaria e Turismo de Portimão. Hermínio Rebelo foi homenageado na Cerimónia de entrega de prémios, tendo sido ele a entregar a Grande Medalha de Ouro à Adega do Cantor.

A lista completa de premiados no XII Concurso de Vinhos do Algarve está disponível no site do Comissão Vitivinícola do Algarve ou pode ser consultada clicando aqui.

 

 

Comentários

pub