Draga que se afundou na Barra Faro/Olhão foi retirada

Draga estava no fundo do mar há quase um mês

Imagem de Arquivo

A draga “Caimão” já foi retirada da entrada da Barra de Faro/Olhão, onde se havia afundado no dia 5 de Junho. A embarcação, que se encontrava a cerca de 30 metros de profundidade, foi recuperada este fim de semana e já está atracada no cais.

No dia 5 de Junho, esta draga afundou-se ao tentar entrar na barra, quando vinha de Tavira. Na altura, Cortes Lopes, capitão do Porto de Faro e comandante da Zona Marítima do Sul, revelou ao Sul Informação que a draga, com 14 metros de comprimento, «vinha a ser puxada por um rebocador», quando, «adornou na zona da entrada da barra».

A embarcação tinha um tripulante a bordo, que foi resgatado pela Polícia Marítima, sem ferimentos.

Nesse dia, a barra foi fechada à navegação, por precaução. A normalidade de circulação foi reposta no dia seguinte, a 6 de Junho, na sequência da análise feita pelos mergulhadores da Polícia Marítima, que «confirmaram visualmente a localização exata da draga, a 26 metros de profundidade, aproximadamente na mesma zona onde foi visto o seu afundamento».

Entretanto, a empresa Sofareia, a dona da draga, foi notificada para remover a embarcação da entrada da Barra Faro/Olhão, tendo sido obrigada a pagar uma caução.

Os trabalhos ficaram agora concluídos, com a draga “Caimão” a ser retirada com sucesso.

A mesma sorte não teve a sua congénere “Brasinho”, também da empresa Sofareia, que se virou na Barra da Armona em Fevereiro de 2018. A embarcação foi recolocada na posição correta, mas não nunca chegou a ser retirada do local.

Comentários

pub