Companhia de Dança Contemporânea de Évora leva “Ensaio sobre a Cegueira” ao Mercado

“Ensaio sobre a Cegueira” é inspirado na obra com o mesmo título de José Saramago

A Companhia de Dança Contemporânea de Évora estreia no próximo dia 3 de Agosto, às 22h00, o novo espetáculo “Ensaio sobre a Cegueira”, no Mercado Municipal.

“Ensaio sobre a Cegueira” é inspirado na obra com o mesmo título de José Saramago, sendo o culminar de um percurso de experimentação coreográfica, em torno do comportamento do corpo humano perante situações de crise e violência.

Os conflitos interiores, o medo, o individualismo como forma natural de existir, as questões éticas e morais associadas ao comportamento em sociedade, elencam a natureza temática e comportamental dos bailarinos.

Com um formato próximo da instalação artística, coreográfica, a criação apresenta uma linguagem experimental, tanto ao nível visual, como ao nível do posicionamento do corpo no movimento e na cena.

Os elementos chave da obra de Saramago surgem como indutores da linguagem dramatúrgica, que desenvolve uma metáfora acerca do comportamento humano individual e coletivo, num discurso contemporâneo sobre a condição humana.

A interpretação está a cargo de três bailarinos que assumem diferentes personagens da obra de Saramago. Os figurinos são da autoria de José António Tenente e o desenho de luz estará a cargo de Nuno Meira. O ambiente sonoro resulta de uma criação de Gonçalo Almeida Andrade, desenvolvida no interior da obra pelos bailarinos.

A obra foi desenvolvida em várias residências artísticas, que tiveram associado um programa de ações educativas e de sensibilização direcionadas a vários escalões etários.

Esses momentos permitiram confrontar os conteúdos com o público em diferentes estados de criação e, ao mesmo tempo, promoveram a sensibilização e criação de públicos.

Após a estreia, a criação parte para um percurso de circulação nacional e internacional.

Comentários

pub