Comissário Stylianides visita sistema que avisa Portimão para o risco de tsunamis

Comissário estará dois dias em Portimão

Christos Stylianides, comissário europeu para a ajuda humanitária e gestão de crise, vai visitar, esta quinta-feira, 1 de Agosto, às 15h00, o Centro Municipal de Proteção Civil e Operações de Socorro, onde se encontra instalado o posto de controlo do sistema de aviso à população para o risco de tsunamis que está a ser implementado na costa de Portimão. 

Stylianides vai estar em Portimão a 1 e 2 de Agosto para um conjunto de visitas, um diálogo com os cidadãos e para inaugurar a exposição “EU Saves Lives”.

«Dois anos depois e após ter visitado 13 cidades europeias, a iniciativa “EU Saves Lives” faz a sua paragem final em Portimão, marcando com êxito o fim da iniciativa da União Europeia “EU Saves Lives”, que enriqueceu o entendimento das pessoas sobre a UE e aproximou a resposta de emergência da União dos nossos cidadãos. Estou muito satisfeito pela oportunidade de falar diretamente com os cidadãos de Portimão sobre a nossa Europa da solidariedade, uma Europa que protege e salva vidas», declara o comissário.

No dia 1 de Agosto, às 15h00, o Comissário Stylianides, acompanhado por Isilda Gomes, presidente da Câmara de Portimão, visita o Centro Municipal de Proteção Civil e Operações de Socorro, onde se encontra, então, instalado o posto de controlo do sistema de aviso à população para o risco de tsunamis que está a ser instalado na costa de Portimão e onde serão apresentados os esforços portugueses feitos para montar sistemas de aviso e alerta e medidas de prevenção.

O comissário passará ainda pelo quartel de bombeiros, cujos trabalhos de melhoria em curso são financiados pelo fundo de coesão da União Europeia (Rua dos Bombeiros Voluntários de Portimão, 8500-649 Portimão).

Às 16h45, tem início a visita ao posto de comando instalado no festival “Afro Nation” (Praia da Rocha).

Às 18h30, o comissário Stylianides é um dos oradores do Diálogo com os Cidadãos sobre proteção civil e o rescEU , junto a Eduardo Cabrita, ministro da Administração Interna, Isilda Gomes, presidente da Câmara de Portimão, e Richard Marques, coordenador municipal de Proteção Civil.

O diálogo decorre entre as 18h30 e as 20h00 na zona ribeirinha, em frente ao Museu de Portimão, e é aberto ao público e de participação gratuita, permitindo aos cidadãos participar ativamente na troca de ideias e fazer perguntas aos oradores.

No dia 2 de Agosto, entre as 10h00 e as 13h00, o comissário Stylianides, o ministro Cabrita, a presidente Isilda Gomes e os vários membros da comissão municipal de proteção civil vão visitar a Zona de Concentração e Apoio à População da Mexilhoeira Grande, às 10h15.

Para as 11h00 está prevista uma visita aos trabalhos de prevenção estrutural no âmbito da Defesa da Floresta Contra Incêndios, seguida, às 11h15, de uma apresentação da implementação, no território municipal, dos programas “Aldeia Segura” e “Pessoas Seguras”.

Às 11h30 vão ser visitados os meios e recursos do dispositivo de resposta, preposicionados em locais estratégicos do concelho e, às 12h00, dos recursos tecnológicos de comando e controlo, bem como de apoio à decisão.

Mais tarde na sexta-feira, 2 de Agosto, às 18h30, o comissário Stylianides participa na inauguração da exposição itinerante “EU Saves Lives” no Aqua Shopping de Portimão (rés do chão) que conta com a participação da atriz Miriam Vieira.

O evento é aberto ao público e inclui uma conversa entre o comissário Stylianides, o ministro Eduardo Cabrita, a presidente Isilda Gomes, Francisco George, presidente da Cruz Vermelha Portuguesa e o sargento António Vieira (GNR e participante em missões Frontex), moderada pela jornalista Catarina Marques Rodrigues.

A exposição, de entrada gratuita, estará no centro comercial Aqua Shopping Centre, em Portimão, de 2 a 11 de Agosto.

O pavilhão de realidade virtual inclui o teste “Como reagir em caso de emergência” e informação sobre as missões globais de ajuda humanitária da União Europeia.

Comentários

pub