Castro Marim vai ter lar e centro de dia para doentes de Alzheimer

Projeto vai ter financiado do PO CRESC Algarve 2020

Crédito: Depositphotos

Castro Marim vai ter um Lar e Centro de Dia para doentes de Alzheimer e outras demências. A obra, da responsabilidade da Santa Casa da Misericórdia de Castro Marim, deve arrancar em Janeiro de 2020 e ficará pronta em 2022.

A Santa Casa apresentou uma candidatura, em Maio de 2018, ao PO CRESC Algarve 2020, e recebeu agora a notificação da decisão de aprovação do projeto.

O novo equipamento terá capacidade para acolher 70 portadores de doença de Alzheimer, e outras demências, em regime de internamento e 20 em regime de Centro de Dia.

O espaço terá três unidades de ação: uma unidade de internamento residencial e unidade de dia, uma unidade de promoção da autonomia pessoal e intervenção com as famílias e uma unidade de Formação e Cooperação.

O projeto da Santa Casa da Misericórdia de Castro Marim, «pela sua dimensão e abrangência, pretende constituir-se como uma unidade de referência para toda a região do Algarve e Baixo Alentejo», destaca a IPSS.

Segundo a Santa Casa de Misericórdia de Castro Marim, este é «um investimento importante para o concelho de Castro Marim, não só por dar resposta à problemática da demência, cada vez mais premente, mas também porque permitirá a criação de cerca de 40 postos de trabalho, contribuindo assim para o desenvolvimento da economia local.

O projeto tem um orçamento elegível de cerca de três milhões de euros e vai ter uma comparticipação de cerca de 60%, no âmbito da Prioridade de Investimento 9.7 do PO CRESC Algarve 2020, para “Investimentos na saúde e nas infraestruturas sociais que contribuam para o desenvolvimento nacional, regional e local, a redução das desigualdades de saúde, a promoção da inclusão social através da melhoria do acesso aos serviços sociais, culturais e recreativos, e da transição dos serviços institucionais para os serviços de base comunitária».

O desenvolvimento deste projeto contará também «com o apoio determinante e o empenho da Câmara Municipal de Castro Marim», conclui a Santa Casa da Misericórdia.

Comentários

pub