Castro Marim já tem visto para avançar com a Praia Fluvial de Odeleite

Este é um investimento de 600 mil euros

O Tribunal de Contas já deu aval positivo à Praia Fluvial de Odeleite, no concelho de Castro Marim, e a obra deverá avançar durante este mês.

Este é um investimento de 600 mil euros, comparticipado pelo CRESC2020, sendo apoiado por Portugal e União Europeia, cofinanciada a 70% pelo FEDER, e com um prazo de execução de 7 meses.

A empreitada da construção da Praia Fluvial contempla 6100 metros quadrados de área, com zonas verdes, piscinas flutuantes, apoios de praia, uma zona de estar e integra um Centro de Atividades Náuticas, cujo programa estratégico foi igualmente aprovado.

Ali poderão ser desenvolvidas atividades como canoagem, vela, pesca desportiva e integrar circuitos de triatlo, representando um polo de atração e um importante contributo para o combate à sazonalidade e à desertificação.

«É uma conquista fundamental para o presente e para o futuro da população de Odeleite, que vem potenciar o turismo que já existe nesta zona, muito procurada pela gastronomia e paisagem, e que vem também acabar com a utilização ilegal e insegura desta barragem para banhos, como tem vindo a acontecer», sublinha Francisco Amaral, presidente da Câmara de Castro Marim, acrescentando que este é o primeiro passo previsto para no Plano de Ordenamento da Barragem de Odeleite, elaborado há muitos anos.

O autarca defende também que este é um fator decisivo para alavancar a economia local, «tanto mais que tem associado um projeto privado complementar ao investimento público. Falamos de um contributo importante no combate à desertificação e ao despovoamento», concluiu.

Em simultâneo, a Câmara Municipal de Castro Marim já tem em elaboração o projeto de requalificação da área de lazer a jusante da barragem, onde habitualmente se realizam as festas locais.

Depois de uma primeira proposta de adjudicação da obra ter sido rejeitada, em Dezembro de 2017 , pela oposição, uma nova proposta acabou por ser aprovada.

Comentários

pub