Suspensa campanha do Aeroporto de Faro que convidou a fugir da «confusão algarvia»

PS e PSD já se manifestaram contra

Marselha – “Foge da confusão algarvia e descansa em França!”. Este foi o mote para uma campanha publicitária, promovida nas redes sociais, pelo Aeroporto de Faro, mas que já foi apagada. A indignação foi grande: Cristóvão Norte, cabeça de lista do PSD às Legislativas, falou em «tolice» e «desrespeito pelos algarvios». O PS/Algarve pediu a «suspensão imediata» da campanha, já feita, e manifestou desagrado à tutela.

O Sul Informação constatou que a campanha já não está disponível no Facebook, ao que parece após pedido da Região de Turismo do Algarve (RTA).

«Dando cumprimento à missão da entidade regional de turismo, foi contactada a direção do aeroporto que, por sua vez, ordenou a imediata cessação da referida campanha e o apuramento de responsabilidades pela divulgação da mesma», diz a RTA, em comunicado.

João Fernandes, presidente da RTA, esclarece que condena « veementemente» a campanha.

Lamentando o sucedido, o Turismo do Algarve reforça, porém, «a sua confiança no Aeroporto de Faro enquanto um dos principais parceiros empenhados no sucesso da operação turística no Algarve».

Estas campanhas não são novidade no Facebook do Aeroporto de Faro. O Sul Informação constatou que, só na página dessa rede social, são 35 as campanhas ativas, de promoção de vários destinos turísticos, algum deles concorrentes do Algarve, como Marselha.

Mas esta, pelo teor, causou maior indignação. Em comunicado, o PS/Algarve disse que, por intermédio do seu presidente e deputado Luís Graça, já solicitou a «suspensão imediata das campanhas patrocinadas pelo Aeroporto de Faro, promovendo destinos externos em alternativa ao Algarve, tendo contactado a tutela para manifestar o seu desagrado».

O presidente do PS Algarve lamentou, também, «que PSD e CDS tenham privatizado a ANA – Aeroportos de Portugal, entregando-a à Vinci Airports, empresa de capitais franceses, sem acautelar e salvaguardar o interesse nacional».

Quanto a isto, Cristóvão Norte, deputado do PSD e cabeça de lista nas Legislativas, realçou, ao Sul Informação, que a «privatização estava prevista no memorando da troika e é bom assinalar quem o negociou».

Já em face a esta polémica do anúncio, o deputado social democrata disse, em comunicado, que «esta publicação é uma infame exibição de tolice e de desrespeito pelos algarvios que esperam encontrar no seu aeroporto uma força motriz da sua promoção turística e não uma desadequada e injustificada afronta, que colide com os interesses da região e a apouca perante os destinatários desta mensagem, desde logo todos aqueles que se encontram afiliados à página do Aeroporto de Faro, seguida por muitos milhares de estrangeiros e de portugueses não sediados na região».

Ao Sul Informação, o parlamentar acrescentou que não «acha mal que seja feita publicidade a outros destinos desde que com isso não se denigra o Algarve».

Ainda assim, Cristóvão Norte adiantou, em comunicado, que já escreveu uma carta ao presidente do Conselho de Administração da VINCI, «solicitando que a situação não se repita e exigindo um pedido formal de desculpas aos algarvios, caso se confirmem os factos, com conhecimento ao diretor do Aeroporto de Faro e informando o ministro da Economia, de modo a que se inteire da situação e exerça a sua influência para que a situação seja prontamente corrigida».

O Sul Informação tentou obter mais esclarecimentos, da parte da ANA Aeroportos, mas, até ao momento, não recebemos qualquer resposta.

Comentários

pub