Aljezur dá medalhas a clubes desportivos e ao comandante Mário Costa

Juventude Clube Aljezurense e ao Grupo Desportivo Odeceixense vão ser distinguidos pelo seu contributo para o desporto no concelho

A Câmara de Aljezur vai atribuir medalhas ao Juventude Clube Aljezurense e ao Grupo Desportivo Odeceixense e a Mário Costa, comandante dos Bombeiros Voluntários de Aljezur, numa cerimónia que ainda será agendada.

A atribuição das distinções ou aprovada na Reunião de Câmara de 24 de Junho. As duas coletividades vão receber medalhas municipais de Mérito Desportivo – Grau Ouro. Mário Costa, será galardoado com a medalha municipal de Bons Serviços – Grau Ouro.

O Juventude Clube Aljezurense comemora este ano meio século de existência em que esteve ligado a várias modalidades desportivas, como atletismo, ciclismo, futebol, petanca, corrida em patins e motociclismo, mas também recreativas e culturais.

«Com esta instituição colaboraram milhares de atletas e praticantes das várias modalidades, com maior ou menor sucesso, centenas de dirigentes nos vários órgãos sociais, com vitórias, participação e ação, na formação das suas várias modalidades», descreve a Câmara de Aljezur.

O Grupo desportivo Odeceixense, criado em 1974 logo após o 25 de Abril, «conheceu ao longo da sua existência, sucessos e insucessos, conseguiu um património que tem colocado à disposição dos seus associados e da população em geral».

«Das várias modalidades desportivas destacam-se o futebol, ténis de mesa, ginástica, entre outras. Hoje em dia, apresenta uma série de modalidades recreativas, entre a ginástica, o hip-hop, equipa de snooker, futebol de salão, futebol de 11, nas camadas mais jovens, organizando vários eventos anuais. Participa e colabora ativamente com a Câmara e a Junta de freguesia, em várias iniciativas que marcam a sua vida associativa», segundo a autarquia aljezurense.

A distinção atribuída a estas duas associações, «que muito tem dignificado e honrando o concelho de Aljezur, é o reconhecimento pelos milhares de atletas que ao longo destes anos praticaram atividades nestes clubes, assim como às centenas de dirigentes que fizeram parte dos órgãos sociais dos mesmos e que muito se empenharam e dedicaram à causa pública».

O comandante Mário Costa, que também será distinguido, é bombeiro voluntário desde 1982. No final de 1987 assumiu o cargo de adjunto do comando, sendo 2º comandante desde 1991. Em 2001, assumiu funções como comandante.

Ao longo da carreira foi distinguido com as medalhas de assiduidade, grau cobre, prata e ouro e as medalhas de serviços distintos grau cobre e prata. Em Maio de 1990, a convite do presidente do Serviço Nacional de Bombeiros, chefiou uma delegação de bombeiros portugueses à Bretanha, França (curso de salvamento marítimo).

Presentemente integra a direção da Federação de Bombeiros do Algarve. Está desde Abril de 2010 a exercer funções de Comandante Operacional Municipal, em regime de comissão de serviço, na Câmara Municipal de Aljezur, acumulando com o lugar de comandante dos Bombeiros Voluntários de Aljezur.

A «abnegação, altruísmo e dedicação» que Mário Costa tem demonstrado, bem como «a grande responsabilidade, dedicação e competência, a tão nobre missão, à frente do comando desta instituição», nos 18 anos que leva como comandante da corporação foram as razões que levaram a Câmara a atribuir-lhe a medalha de Bons Serviços – Grau Ouro.

Comentários

pub