Botelho e Joaquina trocam presidência de Câmaras pela Assembleia da República

O nome dos dois autarcas é a grande novidade da lista do PS, que será encabeçada por Jamila Madeira

Jorge Botelho e Joaquina Matos, presidentes das Câmaras de Tavira e Lagos, respetivamente, vão integrar a lista do PS à Assembleia da República nas Legislativas de Outubro, em lugar elegível. A cabeça-de-lista será Jamila Madeira, atual deputada e vice-presidente do Grupo Parlamentar dos socialistas.

A comissão política  do PS Algarve anunciou hoje, segunda-feira, os nomes que se irão juntar a Jamila Madeira, cabeça de lista indicada pelo secretário-geral do PS e primeiro-ministro António Costa.

«Aprovada por expressiva maioria, a lista do PS no Algarve terá ainda como efetivos José Apolinário (atual secretário de Estado das Pescas), Jorge Botelho (presidente da Câmara Municipal de Tavira e da AMAL – Comunidade Intermunicipal do Algarve), Joaquina Matos (presidente da Câmara Municipal de Lagos), Luís Graça (deputado e presidente do PS Algarve e da Assembleia Municipal de Faro), Ana Passos (deputada e presidente das Mulheres Socialistas-Igualdade e Direitos), Francisco Oliveira (advogado e líder da bancada socialista na Assembleia Municipal de Albufeira), Célia Paz (vereadora da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António) e Abel Matinhos (estudante universitário e presidente da estrutura regional da Juventude Socialista)», revelaram os socialistas.

O rol de candidatos do PS pelo Algarve, que será confirmado amanhã pelos órgãos nacionais, conta ainda com José Pedro Cardoso (engenheiro civil e chefe de gabinete da presidente da Câmara de Portimão, indicado na lista dos socialistas como «autarca»), Ana Sofia Belchior (advogada e autarca em Silves), José Luís Domingos (engenheiro agrário e presidente da Assembleia Municipal de Castro Marim), Helena Martiniano (bancária e vereadora da Câmara Municipal de Monchique) e António Francisco Pina (inspetor de educação aposentado e ex-presidente do Turismo do Algarve), todos eles como suplentes.

A secretária nacional do PS e presidente da Câmara Municipal de Portimão, Isilda Gomes, voltará a ser a mandatária regional da candidatura, tal como sucedeu em 2015.

O nome de Jamila Madeira como cabeça-de-lista pelo Algarve já tinha sido avançado ontem por uma dirigente nacional do PS à agência Lusa, pelo que o Sul Informação tentou chegar à fala tanto com a primeira candidata socialista, como com Luís Graça, para confirmar a informação, mas sem qualquer sucesso.

 

Comentários

pub