Bloco de Esquerda quer mudar parque de campismo de Faro para o Pontal

Nova infraestrutura seria uma alternativa ao parque na Praia de Faro

Foto: Ana Madeira|Sul Informação

O Bloco de Esquerda (BE) quer que seja criado  um Parque de Campismo Municipal fora da Praia de Faro, nomeadamente «na área do Pontal», podendo a instalação desta infraestrutura «ser o primeiro passo para a requalificação desta zona, com vista à criação de uma área protegida / parque verde municipal».

Com o avanço desta alternativa ao parque atualmente existente na Praia de Faro, seria possível «conciliar os diferentes interesses em jogo, dotar o concelho de uma infraestrutura de qualidade cumprindo todas as normas de segurança e, não menos importante, deslocá-la para uma zona menos sujeita aos efeitos das alterações climáticas, minimizando riscos para pessoas e bens», defendeu o BE de Faro, numa nota de imprensa.

A necessidade da existência de um parque de campismo e caravanismo municipal «com condições para receber quem nos visita» já foi  plasmada pelo bloco «numa recomendação aprovada por unanimidade na Assembleia Municipal».

A Comissão Coordenadora Concelhia de Faro do BE retomou esta proposta na sequência de uma reunião que manteve na terça-feira com a Associação de Amigos e Utentes do Parque de Campismo da Praia de Faro, «a pedido desta,para discutir a problemática relativa à denúncia do comodato entre a AUAPCPFARO e a Câmara Municipal de Faro», segundo este partido.

No encontro, os utentes do parque de campismo «deram conta da sua insatisfação sobre a forma como foi levada a cabo a referida denúncia, nomeadamente da falta de diálogo com o executivo municipal».

«Os representantes da associação deixaram claro que a sua luta sempre foi conseguir para Faro um parque de campismo para todos, e não um “condomínio fechado” como parece ter chegado à opinião pública. Afirmaram, ainda, que o contrato de comodato imposto pela Câmara Municipal limitou usufruto do espaço apenas aos associados da associação, fechando-o aos restantes campistas», segundo o BE.

Os utentes do parque da Praia de Faro terão, igualmente, afirmado «o seu interesse em contribuir para a solução do problema, nomeadamente assumindo-se como interessada em contribuir para uma solução que satisfaça todos os interesses envolvidos, nomeadamente a existência de um parque de campismo público com acesso livre para todos os campistas e caravanista que visitam Faro, mas também acessível para os Campistas e Caravanistas de Faro em regime de estadias de longa duração».

Comentários

pub