A Universidade do Algarve (UAlg) vai ter, a partir do próximo ano letivo, de 2019/2020, uma licenciatura em Bioengenharia. O novo curso tem o objetivo de preparar profissionais com competências técnicas e científicas para resolverem problemas multidisciplinares da Bioengenharia.
«A Bioengenharia combina a biologia, a biotecnologia e a engenharia. Este campo único e interdisciplinar abrange uma gama ampla de temas, onde o entendimento aprofundado da engenharia possibilita resolver desafios no âmbito da engenharia biomédica e das tecnologias biológicas», explica a UAlg.
Com uma duração de 3 anos, esta nova licenciatura exige como provas de ingresso um dos seguintes conjuntos de exames: Biologia e Geologia e Matemática A ou Física e Química e Matemática A.
«Sendo a bioengenharia uma área em crescente procura, o plano curricular deste curso permite a realização de estágio em ambiente empresarial ou em ambiente científico, promovendo a inserção nas múltiplas vertentes profissionais», acrescenta a academia algarvia.
Relativamente às saídas profissionais, os licenciados em Bioengenharia pela UAlg poderão exercer funções em hospitais, laboratórios ou indústrias, com atividade nas áreas de Engenharia Biológica e Engenharia Biomédica.
A Universidade do Algarve destaca ainda que «os profissionais poderão desenvolver atividades relacionadas com processos químico-biológicos, materiais naturais e produtos de origem marinha, novos produtos com base em biologia molecular, instrumentação biomédica, sistemas de apoio ao diagnóstico e terapia, entre outras».
Esta nova licenciatura da UAlg será lecionada pela Faculdade de Ciências e Tecnologia, contando com o apoio do Departamento de Ciências Biomédicas e Medicina e da Escola Superior de Saúde.
Comentários