Verão em Tavira tem Salvador Sobral, Miguel Araújo (e muito mais)

Tudo começa com o “Cenas na Rua – Festival Internacional de Teatro e Artes de Rua”

Foto de arquivo

O Verão em Tavira vai ter «cultura e arte para todos», desde teatro, dança, novo circo, poesia e concertos de Salvador Sobral e Miguel Araújo.

Tudo começa com o “Cenas na Rua – Festival Internacional de Teatro e Artes de Rua”, o maior do género no Sul, e que ocorre durante toda a primeira quinzena de Julho (1 a 14).

Vão marcar presença várias estruturas nacionais e regionais, como a Companhia da Esquina, Armação do Artista, Ao Luar Teatro e Teatro Regional da Serra de Montemuro.

“O mar de Sophia”, pelo grupo Poetry Ensemble, assinala o centenário do nascimento de Sophia de Mello Breyner.

A nível internacional estarão os franceses Cirque Rouages com um espetáculo sobre a problemática dos migrantes. Marcarão ainda presença, em Tavira, as companhias espanholas Cia. El Carromato, Vol e Temps, Ganso & Cia., Yllana, Pepa Cases, Cia. Nueveuno com “Sinergia 3.0”, espetáculo baseado no trabalho de Leonardo Da Vinci, na comemoração dos 500 anos da sua morte.

A Cia. Titiritrán Teatro, por sua vez, vai apresentar “Arturo e Clementina”, espetáculo para pequenos e graúdos, vencedor de vários prémios.

No âmbito da dança, o Quorum Ballet apresentará “Correr o Fado”. A encerrar estará a música eletrónica dedicada a Amália Rodrigues e Carlos Paredes, com Stereossauro – “Bairro da Ponte” e convidados.

O “Jazz no Verão”, entre 18 e 20 de Julho, integra os concertos de Maria Anadon, “Elas e o Jazz” com Joana Machado, Marta Hugon e Mariana Norton e também Bernardo Moreira Sexteto e o “Entre Paredes”, homenagem ao mestre da guitarra portuguesa Carlos Paredes.

Nos habituais e concorridos concertos do Parque do Palácio da Galeria estarão vozes conhecidas do panorama da música ligeira portuguesa, casos de Salvador Sobral (23 de Julho), com o novo trabalho “Paris, Lisboa”, Aldina Duarte (7 de Agosto) e Miguel Araújo (21 de Agosto).

O Jardim do Coreto será palco, às terças-feiras, de vozes e projetos de fado amador com o apoio da Fado com História.

A Praça da República terá uma programação diversificada e intensa, cruzando os projetos locais, os ranchos folclóricos e as bandas filarmónicas, com os projetos nacionais e internacionais de matriz lusófona.

Ana Lains com Mafalda Arnauth e Celina da Piedade apresentarão “Portucalis” (8 de Agosto). No âmbito das Comemorações dos 600 anos da Descoberta da Ilha da Madeira, haverá “Mutrama” de Maria João e Salvador Sobral (23/08).

Já Daniel Pereira Cristo apresentará o “Cavaquinho Cantado” a 30 de Agosto.

No aniversário do nascimento de José Afonso (02/08), haverá a homenagem dos “Por terras do Zeca”, João Afonso, Filipa Pais, Zeca Medeiros, David Zacarias e Maria Anadon.

A apreciada “Gala Lírica” conta com a presença de alguns dos mais conceituados cantores líricos e músicos, numa noite que promete encanto operático. A 3 de Agosto serão revisitados trechos de compositores como Verdi, Mozart, Tchaikovsky e Rossini, entre outros.

Das Terras de Miranda, no nordeste transmontano, vêm os conhecidos Galandum Galundaina (10 de Agosto). Na Praça, haverá ainda, a fadista Maria Emília (17 de Agosto), Os Vocalistas e o Grupo Coral Cante Alentejano Bel´Aurora (9 de Agosto) e a energia contagiante dos Fogo Fogo, com os ritmos cabo verdianos (29 de Agosto).

Estão agendados espetáculos de criadores e artistas algarvios, casos da Orquestra Clássica do Sul (16 de Agosto), Orquestra de Jazz do Algarve (22 de Agosto), “Osmose” e Luís Conceição (24 de Agosto) e Teresa Aleixo (25 de Agosto).

Este ano, há ainda particular destaque para o “INATEL na Rua” (26 a 28 de Julho), uma parceria da autarquia com o INATEL, que prevê concertos de Luís Peixoto, Toques do Caramulo, “Gajo” e a comemoração do Dia Nacional das Bandas Filarmónicas (1 de Setembro).

A “Mostra-Ar livre Cinema 19” ocorre, de 11 de Julho a 11 de Agosto, nos Claustros do Convento do Carmo, numa organização do Cineclube de Tavira.

A Feira do Livro, na sua 25ª edição (18 de Julho a 4 de Agosto), conta a participação de dezenas de expositores e inclui atividades da Semente de Alfarroba, nomeadamente, o espetáculo do brasileiro Paulo Matricó de Tabira de Pernambuco com “Cordel Operístico Lua Alegria”, a Grafonola Voadora e Napoleão Mira, “Eça Agora” e “Somos Pessoa” pela Cia. As Cantadeiras, entre outros.

A programação compreende, ainda, a Feira de Vinhos “Tavira: Os Dias do Vinho” (12 a 14 de Julho), Feiras dos Ofícios (7 a 15 de Agosto), Antiguidades e Velharias (17 a 26 de Agosto) e Stocks (29 de Agosto a 1 de Setembro).

No Museu Municipal de Tavira é possível ainda visitar as exposições “Artur Pastor e os Mundos do Sul” e a reestruturada “Dieta Mediterrânica, Património Cultural Milenar”, ambas no Palácio da Galeria. Já, no Núcleo Islâmico, encontram-se patentes “Tavira Islâmica“ e “Palmira, Rainha do Deserto”.

De 5 a 8 de Setembro, realiza-se a VII Feira da Dieta Mediterrânica (inserida no Plano de Salvaguarda), a qual celebra o Património Cultural Imaterial da Humanidade UNESCO com todos os países que partilham esta classificação.

Comentários

pub