Três projetos de inovação social apresentados em Loulé

Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional participa na iniciativa

Foto de arquivo

Três projetos apoiados pela Portugal Inovação Social são inaugurados na próxima terça-feira, 25 de Junho, às 14h30, no Convento Espírito Santo, em Loulé.

Os projetos inaugurados serão Casulo – Incubadora de Inovação Social Loulé e Algarve, Café Interior e Iluminarte, num evento que irá contar com a presença de Maria do Céu Albuquerque, secretária de Estado do Desenvolvimento Regional.

O Casulo é uma incubadora de inovação social que consiste na ativação de um ecossistema de inovação social à escala regional, impulsionando a incubação de ideias e projetos que promovam a inclusão social, a coesão territorial, o empreendedorismo jovem e a sustentabilidade social da região do Algarve.

Já o Café Interior é um café terapêutico itinerante, uma resposta social inovadora a um problema social existente no meio rural do município de Loulé: o isolamento e solidão da população envelhecida.

Esta iniciativa será um recurso móvel, constituído por uma equipa multidisciplinar, que irá atuar nas áreas da estimulação cognitiva, na inclusão pela arte e na partilha das tradições.

A Academia IluminArte é um espaço artístico de educação não formal e de valorização da inteligência prática, orientado para o sucesso profissional, diminuição dos comportamentos de risco, auto descoberta e valorização pessoal de quem o frequenta.

É um projeto dedicado à arte e à ação social que visa a capacitação dos jovens com ferramentas técnicas e sociais, que lhes permitem encontrar e/ou criar o seu lugar, totalmente incluído na comunidade, com vista a um futuro melhor.

 

Programa

14h30 | Convento Espírito Santo
Acolhimento aos participantes

15h00
Inauguração CASULO

15h20
Inauguração Iluminarte

15h45 | Auditório Solar da Música Nova
Sessão de Apresentação dos Projetos de Inovação Social
Rita Malvar, Dina Dias e Tiago Guerreiro | Casulo, Café Interior e Iluminarte

16h00
Sessão de Encerramento
Vítor Aleixo | presidente da Câmara Municipal de Loulé
Francisco Serra | presidente da CCDR Algarve
Filipe Almeida | presidente da Estrutura de Missão Portugal Inovação Social
Maria do Céu Albuquerque | secretária de Estado do Desenvolvimento Regional

16h30
Aperitivo Algarvio

Comentários

pub