Simpósio internacional sobre literatura e lugares revela novas oportunidades para o turismo

Participantes fizeram o Passeio Literário de Estoi, um dos itinerários que integram a Rota Literária do Algarve

Promover a reflexão sobre a ainda pouco explorada relação entre literatura, espaço físico e turismo foi um dos objetivos do International Symposium on Literature and Places, que decorreu na Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo da Universidade do Algarve, a 13 de Junho, numa organização do Cluster de Investigação Lit&Tour.

Outros objetivos passaram por potenciar o desenvolvimento de projetos transversais aos interesses dos investigadores convidados e apresentar, aos estudantes e docentes presentes no simpósio, novas possibilidades de investigação e de criação de parcerias.

O simpósio consistiu na apresentação e partilha entre os participantes de quatro projetos nacionais e internacionais que estabelecem a ligação entre literatura e espaço físico e que mostraram de que forma esta ligação pode ser transformada em experiências e produtos de turismo literário.

O desenvolvimento deste nicho de mercado tem já alguns casos práticos que foram apresentados: The Atlas of Literary Landscapes as a resource for local and regional tourism, por Daniel Alves, IHC NOVA-FCSH e Natália Constâncio, IELT NOVA-FCSH; Walking and talking: literary tourism and literary trails in KwaZulu-Natal, South Africa, por Lindy Stiebel, University of KwaZulu-Natal; Al-Mutamid. From poet-king to cultural and tourism route, por Alexandra Rodrigues, CIEO/UAlg-ESGHT e Juan Manuel Cid, Fundación Pública Andaluza El Legado Andalusí; An unexpected route: the Algarve Literary Route, por Sílvia Quinteiro, CEC/UAlg-ESGHT e Rita Baleiro, CEC/UAlg-ESGHT.

Após a sessão de apresentação dos projetos, os participantes foram convidados a realizar o Passeio Literário de Estoi, um dos itinerários que integram a Rota Literária do Algarve.

O evento contou com o apoio do Centro de Estudos Comparatistas da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, da Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo da Universidade do Algarve e da União de Freguesias de Conceição e Estoi.

 

Comentários

pub