Sapadores florestais algarvios certificados para combater incêndios

Formandos integram equipas de sapadores de vários concelhos do Algarve

30 sapadores florestais de diversos concelhos receberam esta quarta-feira Certificados de Formação em diferentes áreas ligadas à prevenção e combate a incêndios.

Os elementos das Equipas de Sapadores Florestais de São Brás de Alportel, Portimão, Silves, Vila Real de Santo António, Equipa do Serviço de Proteção Civil de Loulé, Equipa do Corpo Nacional de Agentes Florestais de Monte Gordo – ICNF e da ASPAFLOBAL receberam formação do Instituto do Emprego e Formação Profissional.

Em 2019, o Centro de Emprego e Formação Profissional de Faro acolheu as ações de formação modular certificada “Operações de extinção de incêndios”, “Equipamentos e veículos de Sapadores Florestais” e “Manutenção de espaços florestais e silvicultura preventiva”, que envolveram um total de 30 formandos.

Esta oferta formativa surgiu no âmbito de um protocolo assinado a 4 de Novembro de 2009, entre o IEFP e a Autoridade Nacional das Florestas – atual Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) -, «com o objetivo de implementar a formação necessária ao desenvolvimento da atividade de Sapador Florestal», segundo o instituto.

Segundo Fátima Cortes, a diretora do Centro de Emprego e Formação Profissional de Faro, o IEFP, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil e o ICNF vão formalizar «um protocolo com vista ao desenvolvimento de um leque ainda mais abrangente de ações de formação na área da prevenção e combate aos incêndios».

 

Fotos: IEFP

Comentários

pub