São Teotónio volta a cumprir a tradição dos mastros

A festa começa hoje e dura até ao final de Junho

A tradição vai voltar a estar bem viva em mais uma edição do Festival de Mastros que decorrerá em São Teotónio, no concelho de Odemira, a partir de hoje e até ao dia 30 de Junho.

Nesta festa, «milhares de flores de papel preparadas pela população enfeitarão as ruas e largos da vila, haverá mastros, bailes, muita música, marchas populares e espetáculos», segundo a Câmara de Odemira.

Este ano serão preparados sete mastros: Mastro do Coração da Vila (dia 13 de Junho), Mastro da Rua José Estêvão e Largo da Palmeira (dia 14), Mastro do Lar (dia 19), Mastro da Creche Os Calculinhos (21), Mastro da Rua Alexandre Herculano (dia 22), Mastro da Rua 25 de Abril (dia 28) e Mastro do Quintalão (dia 29).

Os preparativos são, salienta a autarquia, já decorrem há meses, nomeadamente a preparação das decorações em papel, «sempre com o objetivo de criar efeitos visuais que superem os anos anteriores».

A abertura solene terá lugar hoje, quarta-feira, às 21h30, seguindo-se a apresentação do documentário “Da Terra ao Céu”, produzido pela Associação PédeXumbo, com realização de Grenha e Rui Cacilhas e que retrata a tradição dos Mastros no concelho de Odemira.

Até final do mês, odemirenses e visitantes podem contar com «um programa variado, com espetáculos pelo grupo Atar e Por ao Fueiro (dia 15), Trio de Guitarras (dia 20), Vint’ Veri (dia 23) e fado com a artista Joana Rita (dia 23)».

«Para recordar outros tempos, no dia 23 de Junho, às 23h30, haverá o tradicional saltar da fogueira e a ida à fonte. Nos dias 13 e 21 de Junho serão promovidas oficinas de dança tradicional pela Associação PédeXumbo. No dia 29, haverá desfile das marchas do concelho de Odemira, no âmbito do Festival de Marchas, e que contará com a participação da marcha Poeta Pardal de Quarteira», acrescentou a autarquia.

O Festival de Mastros é promovido pela São Teotónio Nã Dorme – Associação das Tradições Locais e Junta de Freguesia de S. Teotónio, que contam com o apoio do Município de Odemira e da empresa Música no Coração e a parceria das associações e entidades locais.

Comentários

pub