Ritmos das Caraíbas dão as boas-vindas ao Verão em Olhão

Concerto do solstício de Verão junta a Orquestra Filarmónica Portuguesa e a cubana

O Verão, em Olhão, chega ao som de ritmos das Caraíbas, num concerto agendado para sexta-feira, às 22h00, do Jardim Pescador Olhanense, que juntará a cantora cubana Eme Alfonso e a Orquestra Filarmónica Portuguesa, dirigida pelo maestro Osvaldo Ferreira.

Em palco estará uma orquestra que, apesar de ter ainda poucos anos de existência, já se afirmou no panorama nacional.

«Fundada em Maio de 2016, a Orquestra Filarmónica Portuguesa integra um conjunto de músicos de elevado padrão técnico e artístico, premiados em concursos nacionais e internacionais, ex-integrantes da Orquestra Jovem da União Europeia e, ainda, músicos estrangeiros residentes em Portugal, que se juntaram neste projeto para criar uma orquestra que fosse uma referência e símbolo de qualidade, atuando em todo o território nacional», segundo a Câmara de Olhão.

Osvaldo Ferreira, diretor artístico da orquestra, é «um dos mais representativos maestros nacionais» e um conhecedor profundo da realidade algarvia, já que esteve ligado, durante muito tempo à Orquestra Clássica do Sul e diretor artístico do Teatro Municipal de Faro.

«Eme Alfonso, cantora e compositora cubana, usa as suas raízes para combiná-las com sons eletrónicos, percussão mundial e lendas afro-cubanas. A NPR americana e a estação britânica BBC identificaram-na como “uma promessa da música latina”», acrescentou a autarquia.

No concerto de sexta-feira, a cubana vai interpretar êxitos seus e da música latino-americana.

«Este é um concerto que promete um ambiente festivo, descontraído e informal», promete a Câmara de Olhão.

Comentários

pub