O céu de Junho, o mês em que chega o Verão

No dia 21 de Junho, às 16h54, ocorre o solstício de Verão

Junho é o mês em que Júpiter e Saturno voltam a ser visíveis logo no início da noite e que nos vão acompanhar nos meses de Verão.

No início do mês, Júpiter nasce ao pôr-do-Sol, nascendo cada vez mais cedo de dia para dia. No final do mês, este planeta está já cerca de 20 graus acima do horizonte, ao anoitecer. Já Saturno nasce praticamente à meia-noite no início do mês, mas no fim do mês já está visível ao anoitecer.

No dia 3, a Lua está em fase de nova e, no dia 5, um fino crescente da Lua passa a 3 graus do planeta Marte, ao anoitecer.

No dia 10, a Lua atinge o quarto crescente e nesse mesmo dia, Júpiter atinge a oposição (ponto em que o planeta está oposto ao Sol, no céu). Este é também o ponto em que o planeta está mais próximo da Terra, e por isso, em que está mais brilhante no nosso céu.

O céu virado a Noroeste, às 22h15 do dia 16 de Junho

A estrela avermelhada à direita de Júpiter é Antares, uma supergigante vermelha a aproximadamente 550 anos-luz. Esta estrela é cerca de 750 vezes maior que a nossa estrela, ou seja, se estivesse no lugar do Sol, ocuparia todo o espaço até um pouco para lá da órbita de Marte.

Esta estrela é conhecida como o coração do Escorpião, e embora as histórias divirjam, quase todas concordam que este Escorpião terá sido o que matou Orion, razão pela qual, no céu, Orion e Escorpião estão em lados opostos, para nunca se encontrarem. Assim, Orion é uma constelação que se vê melhor no Inverno, enquanto o Escorpião vê-se melhor durante o Verão.

No dia 16, a Lua, praticamente cheia, passa a apenas 2 graus de Júpiter, e no dia seguinte atinge a fase de lua cheia.

Dia 18, os planetas Mercúrio e Marte estão praticamente um em cima do outro, a menos de meio grau de distância, com ambos visíveis ao anoitecer, virados mais ou menos a Noroeste. Na madrugada de 18 para 19, a Lua passa a 1 grau do planeta Saturno.

O céu virado a Sudeste, às 22h00 do dia 30 de Junho

No dia 21 de Junho, às 16h54, ocorre o solstício de Verão (no hemisfério Norte). Neste dia, o Sol atinge o ponto mais alto no céu (e passa mais tempo acima do horizonte) em todo o ano.

Neste dia, o Sol em Bragança nasce às 5h52 e põe-se às 21h05, enquanto no Porto nasce às 6h02 e põe-se às 21h11. Em Coimbra, o dia dura das 06h04 às 21h07, em Lisboa das 06h12 às 21h05 e em Faro das 06h12 às 20h55.

No Funchal (arquipélago da Madeira), o Sol nasce às 07h00 e põe-se às 21h19. Já em Ponta Delgada (nos Açores), nasce às 06h21 e põe-se às 21h08.

Finalmente, no dia 25, a Lua atinge a fase de quarto minguante.

Boas observações.

 

Autor: Ricardo Cardoso Reis (Planetário do Porto e Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço)
Ciência na Imprensa Regional – Ciência Viva

Comentários

pub