Nova equipa do CHUA vai tratar dos doentes a casa

Perspetiva-se a abertura de uma unidade com as mesmas características em Portimão

O Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA) tem uma nova equipa que vai a casa dos doentes prestar cuidados de saúde. 

Dando cumprimento ao compromisso assumido com o Ministério da Saúde, o Centro Hospitalar Universitário do Algarve arrancou no passado dia 20 de Maio com a Unidade de Hospitalização Domiciliária de Faro.

Neste primeiro mês de atividade, oito doentes já beneficiaram deste serviço de proximidade, «mostrando-se bastante satisfeitos por estarem junto das suas famílias e continuarem a usufruir da prestação de cuidados de saúde de nível hospitalar em casa, tal como se estivessem no hospital», diz o CHUA.

Nesta primeira fase, a equipa da Unidade de Hospitalização Domiciliária de Faro arrancou atividade com cinco camas, assegurando cuidados num raio de ação de cerca de 30 quilómetros de distância relativamente ao Hospital de Faro.

Disponível 24 horas por dia, todos os dias do ano, a Unidade de Hospitalização Domiciliária é composta por uma equipa multidisciplinar que integra médicos, enfermeiros, assistente social, farmacêutica, nutricionista, gestora e assistente técnica.

A hospitalização domiciliária, enquanto modelo de prestação de cuidados de saúde em casa, afigura-se como uma alternativa ao internamento convencional, «proporcionando assistência contínua e coordenada aos doentes que, na sequência de admissão hospitalar no internamento, cumpram um conjunto de critérios clínicos, sociais e geográficos, os quais permitem a sua hospitalização no domicílio, sob responsabilidade dos profissionais de saúde que constituem a Unidade de Hospitalização Domiciliária, sempre com a concordância do doente e da sua família», explica a médica Catarina Mendonça, coordenadora do projeto.

Perspetiva-se a abertura de uma unidade com as mesmas características em Portimão, no decurso do segundo semestre de 2019.

Comentários

pub