Já pode votar nos doces do Algarve e Alentejo para serem Maravilhas

Gala Finalíssima decorre a 7 de Setembro

As votações do concurso 7 Maravilhas Doces de Portugal, no qual há 7 iguarias do Algarve e 28 do Alentejo, começaram esta quinta-feira, 27 de Junho. 

O Bolo de Tacho (Monchique), o Doce Fino (Portimão), o Dom Rodrigo (Lagos), o Folar de Olhão, o Folhado de Loulé, o Morgado (Portimão) e o Queijo de Figo (Portimão) são os 7 doces algarvios escolhidos.

De Beja, os doces são o Bolo Folhado (Alvito), Pão de Rala (Beja), Porquinho Doce (Beja), Queijadas de Serpa, Queijinhos de Hóstia (Beja), Sericaia (Alvito) e Trouxas de Ovos de Beja.

Já de Évora, os doces candidatos são o Bolo de Mel e Noz à antiga (Estremoz), Bolo Real de Alcáçovas (Viana do Alentejo), Filhós de Cabrela (Montemor-o-Novo), Pão de Rala (Estremoz), Queijadas de Requeijão (Viana do Alentejo) e Sericá (Vila Viçosa).

Quanto a Portalegre, eis os candidatos: Ameixas de Elvas, Boleima de Portalegre, Fartes de Portalegre, Pastel de Castanha (Marvão), Queijo Dourado de Portalegre, Rebuçados de ovos de Portalegre e Sericaia (Elvas).

Por fim, Setúbal apresenta como doces Arroz Doce com Leite de Ovelha (Palmela), Bombom de Moscatel (Palmela), Esses de Azeitão (Setúbal), Pinhoadas (Alcácer do Sal), Pudim de Nozes do Convento de Jesus de Setúbal (Barreiro), Queijadas do Torrão (Alcácer do Sal) e Tortas de Azeitão.

Os 140 doces finalistas vão ser votados pelo público em 20 programas de daytime, a emitir em direto pela RTP, nos meses de Julho e Agosto. De cada programa na RTP sai um pré-finalista que passa às semifinais.

Uma novidade desta edição é a existência de um Grande Júri, órgão de deliberação constituído por 7 figuras do espaço mediático, que será responsável pela da repescagem de 8 candidatos que se irão juntar aos 20 pré-finalistas apurados pelo público, resultando numa lista de 28 pré-finalistas.

Os 28 pré-finalistas são divididos por sorteio pelas duas semifinais, nos dias 24 e 31 de Agosto, dois programas em direto na RTP1, transmitidos em horário nobre.

Em cada semifinal são apurados os 7 doces, aqueles que tenham mais votos contabilizados. Nesta fase os 7 elementos do Grande Júri vão comentar e provar os doces.

A Gala Finalíssima decorre a 7 de Setembro e será transmitida pela RTP1, também em horário nobre. Dos 14 finalistas apurados vão ser eleitos 7 doces pelos portugueses como 7 Maravilhas de Portugal.

Para saber para que número deve telefonar para votar nos diferentes doces, clique aqui.

Comentários

pub