Incêndio de Ourique está dominado, «por enquanto»

Vento forte continua a preocupar responsáveis

Está dominado o incêndio que ontem, por volta das 13h30, começou na zona de Vale Longo, no concelho de Ourique. No teatro de operações, ainda se encontram 255 operacionais, apoiados por 81 viaturas, esperando-se que os meios aéreos voltem a entrar em ação.

O fogo, que destruiu cerca de 600 hectares, foi dado como dominado à 1h50 da madrugada. No entanto, tendo em conta o vento que continua a soprar na zona, para já há alguma prudência em dar o fogo como dominado na totalidade.

Ontem, ao fim da tarde, o fogo, que devastou uma zona de pasto, mato e eucaliptal, atingiu três frentes, que chegaram a ser combatidas com a ajuda de seis meios aéreos. Mas, por volta da meia-noite, o incêndio estava reduzido a uma frente, havendo a expectativa de ser dominado durante a madrugada, o que veio a acontecer.

No terreno, continuam também três máquinas de rastos para consolidar o perímetro do incêndio.

Para combater as chamas, foram ontem acionados os Grupos de Reforço para Incêndios Florestais (GRIF) dos distritos de Faro, Setúbal, Évora e Lisboa. Foram ainda mobilizados dois grupos da Força Especial de Proteção Civil (FEPC).

O alerta tinha sido dado às 13h21 desta segunda-feira, 10 de Junho.

Comentários

pub