Há 20 novos médicos para os Centros de Saúde do Algarve

20 das 32 vagas (cerca de 63%) foram desta vez preenchidas no âmbito de um concurso

20 médicos de Medicina Geral e Familiar começam a trabalhar esta segunda-feira, 1 de Julho, nos três Agrupamentos de Centro de Saúde (ACeS) do Algarve.

20 das 32 vagas (cerca de 63%) foram desta vez preenchidas no âmbito de um concurso.

13 destes recém-colocados médicos escolheram ficar na região para trabalhar e desenvolver as suas competências nos cuidados de saúde primários depois do internato médico. Quase um terço veio de fora da região para se juntarem aos colegas e iniciarem todos atividade nas Unidades de Cuidados de Saúde Personalizados (UCSP) da região a partir de 1 de Julho.

Os profissionais que preferiram o Algarve para trabalharem junto dos utentes e que agora iniciam funções, maioritariamente nos ACeS Central e Barlavento, serão distribuídos da seguinte forma: um no ACeS Sotavento (concelho de Alcoutim), cinco no ACeS Barlavento (concelhos de Lagoa e Portimão), sete no ACeS Central (concelhos de Albufeira, Faro, Loulé, Quarteira e são Brás de Alportel), tendo ficado por ocupar as 12 vagas de Albufeira, Aljezur, Almancil/Boliqueime, Lagoa, Monchique, Silves, Vila do Bispo, Vila Real de Santo António.

«A integração destes médicos de Medicina Geral e Familiar nos cuidados de saúde primários da Administração Regional de Saúde (ARS) Algarve vai contribuir para melhorar e reforçar a prestação de cuidados de saúde de proximidade», diz a ARS.

«A taxa de cobertura de utentes com médico de família no Algarve, nos dois últimos anos, tem evoluído de forma consistente e positiva, sendo que cerca de 88% (Maio) da população tem médico de família atribuído. De referir, ainda, que ao mesmo tempo, o número de utentes inscritos nos Centros de Saúde da região tem vindo a aumentar, demonstrando a confiança no Serviço Nacional de Saúde», conclui.

Comentários

pub