Feira celebra o medronho no Mercado de Loulé

Integrada na mostra, realiza-se uma apresentação e prova de cocktails, batidos e sobremesas com medronho

Uma feira, com o intuito de promover e comercializar o medronho ou produtos relacionados, realiza-se esta sexta-feira e sábado, 21 e 22 de Junho, no Mercado de Loulé. 

Esta iniciativa surge depois da realização, no passado dia 17 de Maio, na aldeia da Cortelha, das “Jornadas Técnicas – o medronheiro e o medronho”.

Integrada na mostra, realiza-se dia 22, às 16h00, uma apresentação e prova de cocktails, batidos e sobremesas com medronho e durante todo o evento estará exposta informação sobre as suas utilizações.

«Procura-se com esta iniciativa, que a aguardente de medronho, enquanto produto local, seja um fator de distinção e valorização da oferta ao nível das bebidas espirituosas e que o medronho possa vir a ter uma utilização mais diversificada», diz a Câmara de Loulé.

O horário da mostra/feira será o seguinte: dia 21, sexta-feira, das 9h00 às 18h00, e sábado das 9h00 às 17h00. A entrada é livre.

Esta iniciativa enquadra-se num projeto mais vasto que o Município de Loulé está a iniciar, visando a valorização do território e dos seus produtos, integrado no PADRE – Plano de Ação de Desenvolvimento de Recursos Endógenos, promovido pela AMAL – Comunidade Intermunicipal do Algarve no âmbito do Programa Operacional CRESC Algarve2020.

O medronheiro e o medronho são um dos principais recursos do interior do concelho de Loulé. A planta, a sua flor e o seu fruto permitem múltiplas utilizações e dão origem a uma grande diversidade de produtos, apesar de estarmos ainda numa fase primária de exploração do que pode vir a ser o seu aproveitamento.

Comentários

pub