Fábrica da Bela Olhão dá lugar a estacionamento «às portas do centro da cidade»

Estacionamento, escola de Quelfes, jardim, sede da filarmónica de Moncarapacho e Mariza foram destaques do feriado municipal

Olhão vai ter um novo parque de estacionamento, que entrará em funcionamento «muito em breve», às portas do centro da cidade, disponibilizando perto de 600 lugares de estacionamento.

O equipamento, junto ao porto de pesca, nas antigas instalações da Bela Olhão, é o resultado de um investimento municipal que pretende ser «mais uma solução de estacionamento, quer para olhanenses, quer para quem visita a cidade, particularmente no período de Verão».

Esta foi uma das novidades anunciadas pelo presidente da Câmara de Olhão este domingo, dia 16 de Junho, durante as comemorações do Dia da Cidade.

O feriado municipal assinalou os 211 anos sobre o levantamento popular que, em 1808, aquando da ocupação francesa, culminou na expulsão das tropas napoleónicas de Olhão. As comemorações deste ano foram presididas pelo secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, o algarvio Miguel Freitas.

Como o autarca António Miguel Pina fez questão de sublinhar, «Olhão não tem problemas graves de estacionamento; temos, isso sim, que mudar mentalidades no que diz respeito à mobilidade urbana. Dispomos, neste momento, de 600 lugares de estacionamento numa zona estratégica, a partir da qual se pode chegar a qualquer ponto da cidade».

O presidente da Câmara anunciou, ainda, que o parque será servido, a breve trecho, por um circuito de transportes públicos que passará pela zona ribeirinha, criando, assim «um interface de transportes que dinamizará a mobilidade na cidade», por um valor que não excederá os 2,5 euros diários.

O investimento da autarquia na compra das antigas instalações da Bela Olhão será, também, rentabilizado com a transferência, no futuro, das oficinas e outros serviços técnicos para a parte do edifício que se encontra ainda por utilizar.

 

Visita à escola de Quelfes

O Dia da Cidade motivou também visitas a obras que estão a decorrer, com destaque para a requalificação da Escola EB1 nº5, em Quelfes, o arranjo paisagístico do Jardim Horta Dr. Pádua e um conjunto de melhoramentos em curso em todo o concelho, no âmbito do Programa Cuidar do Condomínio.

Uma vez concluída a intervenção, a Escola EB1 nº5 de Quelfes ficará dotada com nove salas de aula, um novo edifício com refeitório, biblioteca, sala polivalente, sala multideficiência e uma nova sala de professores, num investimento de cerca de 1,6 milhões de euros.

Quanto ao jardim, com uma área de 4.500 metros quadrados e um investimento de 290 mil euros, contemplará uma grande área relvada, um anfiteatro, parque infantil, parque geriátrico, zona de manutenção, quiosque e esplanada.

Ainda durante a cerimónia do hastear das bandeiras, António Miguel Pina dirigiu-se aos Bombeiros Municipais e, a propósito da nova sede dos soldados da paz, adiantou que o projeto de 1,6 milhões de euros está concluído.

Outra entidade cuja nova sede vai ver a luz do dia em breve, «expectavelmente já no próximo ano», é a Banda Filarmónica 1º de Dezembro de Moncarapacho. «A empreitada já foi adjudicada e as obras têm início já em Julho», anunciou o autarca.

As comemorações do Dia da Cidade culminaram, como é hábito, no Jardim Pescador Olhanense, onde Mariza protagonizou um concerto a que assistiram mais de 10 mil pessoas.

 

Comentários

pub