Ermida de Santo António do Alto restaurada reabre a 13 de Junho

Ermida de Santo António do Alto reabre a tempo de participar no Açoteia

Foto de arquivo

A Ermida de Santo António do Alto, em Faro, vai reabrir ao público no próximo dia 13 de Junho, depois de concluídas as obras de conservação e restauro que tiveram início em meados de Janeiro passado.

A cerimónia de reabertura, que acontece justamente no dia de Santo António, como o Sul Informação já tinha adiantado, tem início às 17h30 e será assinalada com a bênção do espaço, pelo padre Rui Guerreiro e pelo Padre Oleg Trushko e ainda com uma visita guiada pelo Professor Francisco Lameira.

Segundo a Câmara de Faro, «a Ermida de Santo António do Alto, um dos mais emblemáticos edifícios da cidade, reassumirá o seu papel na rica oferta patrimonial do concelho, mais bonita, acessível aos fiéis e disponível para integrar o roteiro turístico».

A intervenção compreendeu a recuperação de fachadas, pátio interior e da «incrível torre, da qual se pode observar todo o concelho».

Esta surge de um projeto de duas munícipes que, no âmbito do orçamento participativo nacional, e com a colaboração da Direção Regional de
Cultura, se propõem colaborar na revitalização do Museu Antonino.

A reabertura da ermida será também marcada pela assinatura de um protocolo de cooperação entre o Município de Faro e a Direção Regional de Cultura do Algarve, que tem em vista a colaboração dos parceiros na organização da oferta de serviços culturais e turísticos associados à dinamização da Ermida de Santo do Alto, criando nesta um pólo de interesse local e regional com estratégias que superem a sazonalidade e contribuam para a sustentabilidade do património cultural do Algarve.

O terraço da ermida de Santo António será um dos pontos de interesse do festival Açoteia, que se realiza a 21 e 22 de Junho.

Comentários

pub