Energias renováveis marinhas levaram a Universidade do Algarve à Grécia

Thessaloniki acolheu o 3º Laboratório Transnacional de Energia Azul (TBEL#3) do projeto Maestrale

As energias renováveis marinhas levaram a Universidade do Algarve (UAlg) até Thessaloniki, na Grécia, onde decorreu o 3º Laboratório Transnacional de Energia Azul (TBEL#3) do projeto Maestrale, entre os dias 5 e 7 de Junho.

A academia algarvia foi representada pela Divisão de Empreendedorismo e Transferência de Tecnologia (CRIA), uma das parceiras deste projeto, que participou numa reunião de coordenação e de Steering Committee, «onde se analisou o estado de desenvolvimento do projeto e se programaram as atividades futuras».

«A sessão transnacional teve a participação de stakeholders internacionais, provenientes dos vários países da parceria Maestrale, que apresentaram comunicações sobre a temática da Energia Azul», segundo a UAlg.

Este projeto internacional é desenvolvido ao abrigo do Interreg MED Programme e parte da comunidade horizontal Innobluegrowth para o crescimento da Economia Azul. O seu objetivo geral é «a promoção do desenvolvimento da Blue Energy na região do Mediterrâneo, como setor chave de crescimento sustentável, através do fomento da criação e o networking transnacional de clusters inovadores».

«Os objetivos específicos passam pela criação de pré condições para uma melhor exploração de recursos de energias renováveis no ambiente marinho, preservando os valores culturais e ambientais da região MED, e pelo fortalecimento da cooperação entre autoridades públicas, entidades I&DT, empresas e a sociedade civil, promovendo relações a nível regional e transnacional, para gerar massa crítica e condições ambientais necessárias à inovação e competitividade», concluiu a Universidade do Algarve.

Comentários

pub