Criatividade, ofícios e artes ecoam no Palácio Gama Lobo

Obras custaram 1,3 milhões de euros

É uma referência da arquitetura civil, mas, desde este sábado, 1 de Junho, também se tornou Espaço de Criatividade, Ofícios e Artes (ECOA). O emblemático Palácio Gama Lobo, também conhecido por Palácio dos Espanhóis, é o novo centro nevrálgico do projeto Loulé Criativo e vai acolher workshops, formações e residências artísticas. 

Datado da segunda metade do século XVIII, este é um emblemático edifício brasonado e que integra a Capela de Sant’Anna, onde, atualmente, decorrem os funerais na cidade de Loulé.

O espaço estava fechado há vários anos, mas a Câmara Municipal decidiu reabilitá-lo, num investimento que rondou os 1,3 milhões de euros.

 

 

Com as obras já terminadas, este sábado foi dia de inaugurar o renovado Palácio Gama Lobo, numa cerimónia que contou com a presença de Pedro Siza Vieira, ministro Adjunto e da Economia.

«Este é um dia feliz para nós e para o concelho. Vemos este belo edifício ser devolvido aos louletanos com todo o seu esplendor, numa extraordinária obra de requalificação que contou com o precioso trabalho do arquiteto municipal Luís Guerreiro», começou por dizer Vítor Aleixo, autarca louletano.

O projeto Loulé Criativo, que aposta na valorização da identidade do território, na criatividade e na inovação para novos produtos turísticos (e não só), vai ter, no antigo palácio, a sua nova sede. 

Workshops, residências, formações, salas multiusos, cinco oficinas (três delas comunitárias) e um espaço para exposição e venda são algumas das valências do ECOA – o Espaço de Criatividade, Ofícios e Artes do Loulé Criativo, sediado, então, no Gama Lobo.

 

 

Além disto, a própria iniciativa Loulé Design Lab, que faz parte do Loulé Criativo, será transferida do Convento Espírito Santo para o antigo Palácio que conta, ainda, com uma sala para eventos e conferências.

Já espaços como a Oficina dos Caldeireiros, na Rua da Barbacã, ou a Casa da Empreita, no Centro Histórico, continuarão a funcionar nos mesmos sítios.

«Esta é uma obra que se insere na linha de orientação autárquica que olha para a reabilitação patrimonial como um dos recursos mais poderosos para outras formas de turismo que não apenas as clássicas do sol e praia», considerou Vítor Aleixo.

«Loulé Criativo é, para o município, uma oportunidade para surgirem novas atividades e novos empreendedores nas aldeias e no interior do concelho de Loulé para que possam incorporar a cadeia económica do país, mas também para manter e inovar tradições e criar um ecossistema favorável à identidade», acrescentou.

 

 

Depois de visitar o renovado Palácio, o ministro Siza Vieira confessou estar maravilhado com as obras realizadas. «É um momento exemplar e inspirador. Desde logo porque podemos assistir à recuperação de um edifício marcante que ganha uma nova vida. A qualidade da intervenção é notável», referiu.

Para o governante, «o projeto que leva a cabo esta ocupação» – o Loulé Criativo – tem «características peculiares» como «a ideia de que a recuperação, renovação e valorização de uma comunidade passa por conjugar aquilo que são as características únicas e históricas com a inovação».

Na opinião do ministro, o Loulé Criativo «contribui para que a cidade se torne mais agradável para quem cá vive e também para quem a visita».

Foi também por isso que a autarquia decidiu avançar com a obra que não torna o espaço «apenas para contemplação», mas, ao invés, dá-lhe «vida», disse, por sua vez, Vítor Aleixo.

«Para nós, é importante que os louletanos percebam o que aqui foi feito, que este palácio não foi abandonado nem condenado ao esquecimento, mas reabilitado com todo o carinho», concluiu.

Durante a próxima semana, todos podem visitar o renovado Palácio, que já foi Gama Lobo e dos “Espanhóis” e agora é do Loulé Criativo, entre as 9h00 e as 13h00 e as 14h00 e as 17h00

 

Fotos: Rodrigo Damasceno | Sul Informação

 

Comentários

pub