Conciliação entre trabalho e família vale certificação inédita à Loulé Concelho Global

Empresa municipal louletana distinguida por ir para além daquilo a que está legalmente obrigada, em matéria de conciliação entre a vida profissional e a vida pessoal

A Loulé Concelho Global foi a primeira empresa municipal do país a receber certificação pela conciliação da vida profissional, pessoal e familiar.

«De acordo com a Norma Portuguesa 4552:2016, esta certificação distingue as empresas e instituições que pretendem ir para além daquilo a que estão legalmente obrigadas, em matéria de conciliação entre a vida profissional e a vida pessoal», segundo a Câmara de Loulé, que foi uma das entidades que, em Fevereiro, assinou o Pacto para a Conciliação integrado no “Programa 3 em Linha – Programa para a Conciliação da Vida Profissional, Pessoal e Familiar”.

A certificação foi atribuída pelo Bureau Veritas, «líder mundial na avaliação de conformidade e certificação e a única entidade em Portugal que pode emitir certificação para esta norma».

Esta distinção «revela que a empresa municipal com capitais exclusivos da Câmara Municipal de Loulé conseguiu cumprir os requisitos necessários na implementação de um sistema de gestão da conciliação baseado em princípios e valores que visam elevar o bem-estar, qualidade de vida e satisfação geral das partes».

O pacto de conciliação assinado pela Câmara louletana conta, entre os seus objetivos, com «a promoção de um maior equilíbrio entre a vida profissional, pessoal e familiar, como condição para uma efetiva igualdade entre homens e mulheres, de bem-estar, de produtividade e de sustentabilidade demográfica e para uma cidadania plena, que permita a realização de escolhas livres em todas as esferas da vida, ou seja, assumindo uma mudança cultural e organizacional no sentido do reconhecimento da conciliação da vida profissional, pessoal e familiar como critério de gestão das organizações».

Depois da empresa municipal Loulé Concelho Global, «até ao final do presente ano está prevista a certificação da Câmara Municipal de Loulé e da empresa municipal Infralobo. Para 2020, esta mesma orientação será adotada pelo restante setor empresarial local».

Para os responsáveis do Município de Loulé, «esta distinção vem premiar o trabalho que tem sido realizado pelo Município, em conjunto com as quatro empresas municipais, tendo em vista a melhoria do bem-estar dos seus trabalhadores e, consequentemente, da sua produtividade, com claros benefícios para a própria organização e para a melhoria da prestação dos serviços públicos e atendimento aos munícipes no nosso Concelho».

Comentários

pub