Associação de Profissionais de Pesca de Albufeira já tem nova sala polivalente

José Apolinário, secretário de Estado das Pescas, esteve presente na inauguração

A Associação de Profissionais de Pesca de Albufeira (APPA) já tem uma nova sala polivalente. 

Todos os anos, a APPA reúne a comunidade piscatória de Albufeira num almoço convívio que assinala o Dia Nacional do Pescador, que se comemora a 31 de maio. Este ano, a data foi adaptada por um bom motivo: responsáveis da autarquia e associação fizeram questão de fazer coincidir a efeméride com a inauguração da nova Sala Polivalente.

Trata-se de um espaço, propriedade da Docapesca, com quem a APPA tem protocolo de cedência e que é utilizado pela Associação para a promoção de reuniões, formações e visitas guiadas.

 

 

Esta sala ganha agora um novo conforto e dignidade, em função da intervenção realizada, totalmente custeada pela Câmara Municipal de Albufeira, permitindo mostrar e preservar o espólio da APPA e que pretende valorizar a história da comunidade piscatória local.

Ao fundo do espaço, destaca-se um conjunto de instalações onde é possível apreciar vários objetos, património da comunidade piscatória local, bem como um conjunto de fotos que contam a história desta comunidade. A sala está preparada para reuniões e formações, estando ainda disponível o acesso a um projetor e ecrã, onde poderão exibidos filmes e fotografias alusivos ao tema.

«Com esta intervenção, será possível recolhermos mais peças dos nossos pescadores e famílias, preservá-las e mostrá-las a quem nos visita», esclarece Miguel Reis, presidente da APPA, acrescentando que «com estas condições vamos certamente promover um trabalho mais rico junto das escolas e dos muitos turistas que já nos procuram e para os quais organizamos pequenas sessões que são muito apreciadas».

Para José Carlos Rolo, presidente da Câmara de Albufeira, «este espaço pretende ir ao encontro das necessidades da Associação, acrescentando condições de trabalho que visivelmente não existiam ou eram diminutas».

 

 

O autarca reforça ainda que «este é também um bom investimento na promoção da nossa memória coletiva porque este espaço irá certamente cativar a recolha de mais objetos e ajudar a contar esta magnífica história que é a de esta comunidade em Albufeira».

O secretário de Estado das Pescas José Apolinário salientou a importância do «poder local para que se possam concretizar estas iniciativas aparentemente pequenas em dimensão, mas enormes no seu significado e que ajudam a criar melhores condições de trabalho para que utiliza este espaço».

A inauguração foi precedida de um almoço convívio, que juntou cerca de duas centenas de convidados, num evento já habitual e que contou, também ele, com o apoio da Câmara Municipal de Albufeira.

Comentários

pub
pub