Alunos de Artes Visuais expõem “Ferônia” na antiga Fábrica da Cerveja

Exposição pode ser visitada entre as 15h00 e as 19h00

Os alunos finalistas do curso de licenciatura em Artes Visuais da Universidade do Algarve vão apresentar a exposição “Ferônia” na antiga Fábrica da Cerveja, na Cidade Velha, em Faro. A inauguração da mostra está marcada para o dia 21 de Junho, às 21h30, e ficará patente até 6 de Julho.

Segundo explica a Universidade do Algarve (UAlg), «para esta nova edição, os alunos escolheram o título Ferônia evocando a simbologia da força, da fertilidade e da liberdade associada a esta deusa da antiga mitologia romana. Estabelece-se, assim, um paralelo entre essas ideias e a criatividade artística presente nas obras que estes jovens emergentes querem livremente afirmar em sociedade».

Ferônia apresenta as obras e as investigações realizadas pelos alunos finalistas da licenciatura em Artes Visuais e do mestrado em Comunicação Cultura e Artes da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais (FCHS) da UAlg.

Nos espaços da Antiga Fábrica «estão presentes obras que são reflexo do estudo da história da arte, da teoria da arte contemporânea e da expressão prática em atelier, que se manifestam, idiossincraticamente, em diversas vertentes e técnicas da pintura, escultura, desenho, gravura, ilustração, fotografia, vídeo, instalação multimédia e performance», acrescenta a UAlg.

Com esta exposição, segundo a academia algarvia, «explora-se também outro objetivo do curso de Artes Visuais, o domínio da curadoria de exposições e a intervenção artística nos espaços públicos e arquitetónicos. Prossegue-se, assim, a divulgação de uma nova geração de criativos para que a comunidade se aperceba do seu valor artístico e os integre como essenciais protagonistas do desenvolvimento cultural local, com a ambição de uma dimensão universal».

A curadoria é dos professores Bertílio Martins, Fernando Amaro, Mirian Tavares, Pedro Cabral Santo, Rui Sanches, Susana de Medeiros, Tiago Batista e Xana.

A exposição pode ser visitada diariamente, das 15h00 às 19h00.

Comentários

pub