Algarve prepara-se para o Campeonato das Profissões 2020

Entidades que ministram cursos profissionais no Algarve reuniram-se em Portimão

Campeonato das Profissões – Foto de Arquivo

O Algarve já se começou a preparar para o próximo Campeonato Nacional das Profissões – Skills Portugal, que se realizará em Setúbal, de 9 a 14 de Fevereiro de 2020.

Na quarta-feira, uma dezena de Escolas Secundárias que ministram Cursos Profissionais, as Escolas de Hotelaria e Turismo do Turismo de Portugal, os Centros de Formação do IEFP, o Centro de Formação For-Mar, a Câmara de Comércio e Indústria Luso-Alemã, Escolas Profissionais e outras entidades que operam no âmbito da qualificação de jovens, bem como técnicos do Município de Portimão, participaram numa sessão de trabalho, em Portimão.

Neste encontro, que teve lugar no Centro de Emprego e Formação Profissional do Barlavento do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), «além de terem sido abordadas temáticas relacionadas com o ciclo dos campeonatos 2019 – 2021 (de Setúbal a Xangai), foram abordados aspetos práticos relativos à captação e treino de formandos, visando uma participação de sucesso», segundo o IEFP.

Os Campeonatos das Profissões, que se realizam em mais de 70 países e para além da fase nacional têm uma fase europeia e outra mundial, «constituem uma das mais poderosas ferramentas de valorização das profissões, de captação de formandos/alunos para o Ensino Profissional e a Aprendizagem, e de promoção da qualidade da formação profissional».

«Assim, o Algarve prepara-se, não só para garantir uma boa presença nos próximos Skills Portugal, que se realizarão em Setúbal em 2020, mas também para acolher os Skills em 2022», concluiu o IEFP.

Neste momento, e até dia 21, decorre o período de inscrições no campeonato. Depois de uma fase de pré-seleção, decorrem os Campeonatos Regionais, entre 19 e 21 de Novembro deste ano.

Os formandos que se notabilizarem no Skills Portugal 2020 terão a oportunidade de representar Portugal nas competições internacionais. O Campeonato Europeu decorre entre 16 e 20 de Setembro de 2020 em Graz, na Áustria, e o Mundial terá lugar em Xangai, na China, de 23 a 27 de Setembro de 2021.

Comentários

pub