Algarve com 13 candidaturas a financiamento de 2,3 milhões de euros

Municípios e Juntas de Freguesia representam a maior fatia de investidores sociais nas candidaturas apresentadas

Foram 13 as candidaturas recebidas no âmbito do segundo concurso «Parcerias para o Impacto» que a Portugal Inovação Social abriu na região do Algarve, representando 2,3 milhões de euros de financiamento.

O concurso, que encerrou a 6 de Junho, destina-se a financiar, através de fundos da União Europeia do programa CRESC Algarve 2020, projetos inovadores que respondam a desafios sociais nas áreas da Educação, Emprego, Inclusão Social, Justiça ou Saúde.

Este é o segundo concurso que a Portugal Inovação Social abre neste território, tendo aprovado, ao abrigo do primeiro, oito projetos com um total de 1,4 milhões de euros de financiamento público. Desta vez, os 13 projetos solicitam um total de 2,3 milhões de euros de financiamento público.

Os projetos submetidos abrangem praticamente todo o Algarve, sendo 10 candidaturas a implementar num único concelho e três a nível multi-concelhio. A maioria das candidaturas (9) é promovida por entidades sedeadas no Algarve (Albufeira – 1, Olhão – 1, Faro – 3, Alcoutim – 1, Castro Marim – 1, Tavira- 1, S. Brás de Alportel – 1), estando as restantes (4) sedeadas nas regiões de Lisboa e Porto.

O instrumento de financiamento «Parcerias para o Impacto» tem o duplo objetivo de, por um lado, estimular o desenvolvimento de iniciativas de inovação e empreendedorismo social e, por outro, dinamizar a prática de investimento social em Portugal.

Assim, este instrumento garante o financiamento de até 70% do custo total do projeto, sendo que um ou mais investidores sociais – públicos ou privados – devem suportar os restantes 30%.

Neste caso, municípios e juntas de freguesia representam a maior fatia de investidores sociais nas candidaturas apresentadas.

Comentários

pub