Acesso viário à vila da Luz vai ser requalificado

Obra custará perto de 1,5 milhões de euros

A Câmara de Lagos vai abrir concurso para a empreitada de requalificação da via que liga a Quatro Estradas à Vila da Luz, o principal acesso a este «importante destino de férias do concelho de Lagos e da costa algarvia».

A obra terá um preço base de perto de 1,5 milhões de euros e um prazo de execução de 300 dias, com o início das obras a ser apontado pela autarquia lacobrigense para «o último trimestre de 2019».

Com este investimento, a autarquia «visa dotar este acesso de melhores e mais seguras condições de circulação».

«O projeto prevê manter a identidade da via, quanto às suas características rurais, de modo a perpetuar a memória do território, tornando-a mais urbana e humanizada, e permitindo outros usos (que não apenas o da circulação automóvel) para diversificar o seu usufruto. A prioridade consiste em garantir um ambiente seguro para os peões, sem descurar a segurança dos velocípedes. Prevê, ainda, que as infraestruturas sejam dispostas num dos lados da via, o mesmo acontecendo com o passeio para os peões, que terá uma faixa elevada e autónoma», segundo a Câmara de Lagos.

A autarquia acrescenta que será remodelado o sistema de sinalização, «uma vez que esta convivência pressupõe a redução do limite máximo de velocidade».

«Ao nível das infraestruturas prevê-se a renovação integral da adutora de água, que ficará instalada sob o passeio para que, futuramente e em caso de necessidade, se possa fazer uma qualquer intervenção sem necessidade de interromper o trânsito, assim como a drenagem das bacias hidrográficas e a construção de três passagens hidráulicas. A intervenção contempla também a criação de rede pluvial, a remodelação de rede de distribuição em baixa tensão e rede de telecomunicações», concluiu a autarquia.

Comentários

pub