Voluntários ajudaram a revitalizar trilhos destruídos na Serra de Monchique

Ação decorreu ao longo dos 12 quilómetros de trilhos entre a Picota e a Foz dos Barreiros

Onze voluntários, portugueses e estrangeiros, participaram na passada sexta-feira, dia 3, na ação de voluntariado destinada a recuperar a sinalização da Via Algarviana no concelho de Monchique, na zona afetada pelo fogo de Agosto passado. Um deles foi Bruno Carlos, colaborador do Sul Informação e autor das fotografias que publicamos acima.

A ação decorreu ao longo dos 12 quilómetros de trilhos entre a Picota e a Foz dos Barreiros, o primeiro troço a ser recuperado no setor 10 da Via Algarviana.

Esta ação de voluntariado assinala o arranque do projeto “Revitalizar Monchique – o turismo como catalisador”, resultante de uma parceria com a Região de Turismo do Algarve, a Associação de Turismo do Algarve, a Associação Almargem e o Município de Monchique.

O protocolo, assinado entre as várias entidades no início deste ano, visa um conjunto de ações para revitalizar o concelho de Monchique, severamente atingido pelo incêndio de 2018, criando condições atrativas para o desenvolvimento da atividade turística, com especial enfoque no Turismo de Natureza.

Apoiado com um financiamento total de 479.840 euros, do Turismo de Portugal, ao abrigo do programa RegFin, o projeto “Revitalizar Monchique – o turismo como catalisador” é promovido pela Associação Turismo do Algarve, a Almargem – Associação de Defesa do Património Cultural e Ambiental do Algarve e o Município de Monchique.

O objetivo geral do projeto é fortalecer a atratividade turística de Monchique ao nível do turismo de natureza, cultural e criativo, reforçando a sua oferta em termos de percursos pedestres e experiências criativas, envolvendo os agentes locais e valorizando os recursos endógenos.

A GR13 – E4 “Via Algarviana” liga Alcoutim ao Cabo de São Vicente, numa extensão de cerca de 300 quilómetros, percorrendo os territórios de Baixa Densidade.

 

Fotos: Bruno Carlos | Sul Informação

 

 

Comentários

pub