“Serões da Primavera” levam Lokomotiv a Santo Estêvão

Banda junta Carlos Barretto, Mário Delgado e José Salgueiro

A banda Lokomotiv dá um concerto no próximo sábado, 11 de Maio, às 22h00, na Casa do Povo de Santo Estêvão, em Tavira.

Uma parte significativa da atividade profissional de Carlos Barretto está ligada aos Lokomotiv, juntamente, com Mário Delgado e José Salgueiro.

Este é um conjunto que se destaca «pela sua flexibilidade estética. Rock, jazz, músicas do mundo e clássica marcam a tendência eclética deste trio», diz a Casa do Povo de Santo Estêvão.

Este surge, em 1997, na vanguarda do jazz português, sendo que o seu primeiro disco “Suite da Terra” é lançado no ano seguinte. «Um trabalho que explora a fusão entre melodias e ritmos de raiz tradicional portuguesa e improvisada, assim como influências do rock e dos sons africanos e orientais», acrescenta.

O seu trabalho evoluiria para uma linguagem mais universal e próxima das novas correntes europeias de música improvisada, registo que marca o segundo título discográfico “Silêncios” que foi considerado pela crítica um dos melhores discos de jazz de 2000.

O ano de 2001 marca o relançamento do grupo no plano internacional. Em 2002 nasce o novo trabalho “Radio Song”.

«Após sete anos de estrada por todo o mundo, o grupo lança o disco “Labirinto”, resultado do cruzamento intelectual e criativo destes artistas. Carlos Barretto voltou a assinar composições e a direção musical de um trabalho que mereceu elogios da crítica especializada nacional e internacional».

Os Serões da Primavera contam com o apoio do Município de Tavira – programa municipal de apoio ao associativismo “Viva a Primavera” – da Direção Regional de Cultura do Algarve e da União de Freguesias de Santo Estevão e Luz de Tavira.

 

Datas dos concertos:

25 de Maio: Tcheka

8 Junho: Cool & Zeus convidam Jacinto Palma Dias

Comentários

pub