São Brás prepara alunos para situações de emergência

Participaram 1576 alunos, professores e funcionários

O Serviço Municipal de Proteção Civil de São Brás de Alportel realizou, nos meses de Março, Abril e Maio, simulacros em todas as escolas do concelho, envolvendo 1576 alunos, professores e funcionários.

No âmbito do programa municipal de sensibilização “A Escola e os Riscos” foram realizados simulacros tendo como cenários situações de incêndio nas escolas, os quais obrigaram à evacuação total dos 11 edifícios que constituem o Agrupamento de Escolas José Belchior Viegas.

Os exercícios envolveram a participação do Agrupamento de Escolas, Serviço Municipal de Proteção Civil, Bombeiros, GNR e Unidade de Cuidados na Comunidade Alportellus e permitiram testar procedimentos e comportamentos de 1576 alunos, professores e funcionários de todo o Agrupamento de Escolas José Belchior Viegas.

A realização destas atividades tem por objetivo «testar a estrutura de segurança interna e a capacidade de resposta a emergências dos estabelecimentos de ensino», servindo este tipo de exercício para identificar eventuais necessidades de melhoria de acordo com os riscos.

Este trabalho tem vindo a ser realizado anualmente e de forma continua já há alguns anos, com elevado êxito, proporcionando grande sentimento de segurança a toda a comunidade educativa.

«É fundamental assegurar a segurança dos estabelecimentos de ensino e ao mesmo tempo promover educação para a proteção civil, junto das nossas crianças e jovens», afirma Vítor Guerreiro, presidente da Câmara de São Brás.

Comentários

pub