PS diz que Faro «anda a ver a passar as oportunidades»

Socialistas dizem que a direita «já devia ter uma visão de futuro»

O PS/Faro acusa o executivo municipal de não ter rumo e apenas «andar a ver a passar as oportunidades», queixando-se «do que não faz». 

Em comunicado, assinado por Paulo Neves, presidente do PS/Faro, os socialistas dizem que «a direita já leva 11 anos de poder em Faro e já deveria conhecer os dossiês, ter uma visão de futuro, planificar e alocar estes novos meios a essa estratégia, se a houvesse, associando-se à vontade do Governo em descentralizar e criar parcerias», dizem ainda.

Esta é uma acusação que também estará relacionada com o facto de ter sido anunciado o projeto ABC Loulé Health Research Center, que envolve serviços à escala nacional a serem instalados na cidade louletana. O PSD/Faro, também a propósito desta questão, já veio a público acusar o Governo de querer mudar a capital do Algarve de Faro para Loulé.

Quanto ao PS farense refere, neste comunicado, que «o Governo vem incentivando, recuperando também de tempos difíceis, como a contratualização da desejada Frente Ribeirinha, da nova Ponte para a Praia de Faro e agora o arranque do Polo Tecnológico na Penha são exemplos mais marcantes. Mas a Câmara de Faro, além de ir a reboque, não faz por mostrar trabalho e perde oportunidades, enleando-se em pequenos interesses e protagonismos de circunstância além de se vitimizar».

Os socialistas vão mais longe e acusam o PSD de falta de «visão, coragem e ambição» para «aproveitar o facto de mais de metade da população do Algarve residir em seu redor e dos seus equipamentos de maior massa crítica regional».

Neste comunicado, o PS/Faro diz que, «desde que Rogério Bacalhau Coelho assumiu a presidência, a Câmara Municipal de Faro já arrecadou mais de 30 milhões de euros em contribuições dos munícipes a acrescer às receitas ordinárias anteriores».

«Mais recentemente, até já aumenta o endividamento da autarquia para futuro, absorve mais de 2 milhões de euros de prejuízos avultados da empresa de promoção local que domina (a tal da auditoria que ainda nem foi adjudicada afinal)», acusa.

«O PDM, mais uma vez prolongado no tempo e com objetivos que entretanto se vão mostrando incoerentes com as palavras ou com as ações dos projetos que se vão prometendo», acrescentam.

«Nem se atraem as empresas pois em 16 municípios só em 2 se praticam o lançamento de derrama ao IRC, Faro é um deles. Nem se atrai população, pois ao contrário dos municípios vizinhos, continua a manter a participação fixa no IRS dos farenses», conclui o PS/Faro.

Comentários

pub