Polvo é estrela em Semana Gastronómica de Odemira

16 restaurantes de Odemira vão servir diferentes pratos à base do polvo pescado no Sudoeste Alentejano

O polvo vai estar em destaque em 16 restaurantes do concelho de Odemira, em nova Semana Gastronómica dedicada a esta iguaria do mar, que irá decorrer entre 3 e 9 de Junho.

Nas ementas de 16 estabelecimentos situados na Boavista dos Pinheiros, Longueira, Odemira, S. Luís, Vila Nova de Milfontes e Zambujeira do Mar estarão pratos principais à base do polvo capturado nas águas do Sudoeste Alentejano.

A oferta é diversificada, com o cardápio a contra com iguarias como «arroz de polvo, em cataplana, polvo à bolhão-pato, à pescador, à Bulhão Pato, à lagareiro, frito, grelhado, assado no forno, de feijoada, de caldeirada, de fricassé, de tomatada, polvo panado, carpaccio de polvo ou ainda na tradicional salada de polvo», segundo a Câmara de Odemira, que organiza o evento.

Os estabelecimentos aderentes são O Josué e João da Longueira (Longueira), Oásis (Praia das Furnas), Fonte Férrea, O Escondidinho do Poço e O Tarro (Odemira), O Bernardo e o O Jaime (Boavista dos Pinheiros), Costa Alentejana, Cervejaria o “I”, O Martinho, SunSet e Ponto e Virgula (Zambujeira do Mar), Sacas (Entrada da Barca), Tasca do Largo (Vila Nova de Milfontes) e Destiltasca (S. Luís).

«Com esta iniciativa a autarquia pretende valorizar um dos melhores produtos da costa odemirense: os polvos capturados na região, de enorme qualidade e de variadíssimas utilizações gastronómicas. A especificidade de habitat aliada à diversidade de alimento dá ao polvo do Sudoeste Alentejano características organoléticas ímpares ao nível de textura e sabor, tornando-o num dos produtos mais apreciados e procurados», concluiu a Câmara de Odemira.

Comentários

pub
pub