Pinheiro e Rosa põe Faro a pedalar no Dia do Ambiente

População de Faro é desafiada a trocar o carro pela bicicleta no dia 5 de Junho

Foto: Pablo Sabater/Sul Informação

O Agrupamento de Escolas Pinheiro e Rosa (AEPRosa), de Faro, desafia a população do concelho a deixar o carro em casa e a ir para o trabalho de bicicleta, na quarta-feira, dia 5 de Junho, em que se celebram os dias Mundial do Ambiente e Eco-Escolas.

Com a iniciativa “Vamos Pôr Faro a Pedalar”, o agrupamento farense visa pôr o concelho «na trajetória da descarbonização global e a promoção da mobilidade ligeira e ecológica dentro da cidade».

Esta é, segundo a direção da Pinheiro e Rosa, «uma iniciativa que vai para além das fronteiras da escola e pretende promover nos cidadãos farenses, o incentivo para uma vida mais saudável e ao mesmo tempo mais amiga do ambiente».

«Depois de termos promovido a deslocação dos alunos para a escola de bicicleta, pretendemos agora mudar o paradigma da mobilidade suave na cidade, aproximando a vida dos farenses aos paradigmas mais desenvolvidos da Europa, no que à mobilidade urbana diz respeito», acrescenta.

É que, na visão do AEPRosa, Faro tem todas as condições para andar de bicicleta, desde logo o clima, mas também o relevo, o que lhe possibilitaria «ser líder em Portugal na adoção de estilos de vida mais saudáveis».

Isto não pressupõe, ainda assim, «a erradicação do automóvel, símbolo do desenvolvimento científico e tecnológico humano, mas antes a promoção de um saudável convívio entre as diferentes formas de mobilidade na cidade».

«Conscientes de que nem todos se poderão deslocar de bicicleta nesse dia, estamos a divulgar informação sobre medidas de precaução e segurança para quem vai a pedalar e também os automobilistas irão contribuir para esta iniciativa, saindo de casa 5 minutos mais cedo, para no dia do ambiente darem a prioridade às bicicletas», acrescentou o agrupamento Pinheiro e Rosa.

Esta ação conta com a participação de vários parceiros tais como a Câmara de Faro, a Junta de Freguesia, a Universidade Algarve, o IPDJ, a Federação Portuguesa de Cicloturismo, Forças de Segurança entre outros.

Comentários

pub