Pesca do bacalhau une Fuzeta e Ílhavo

Comitiva de Ílhavo visita Fuzeta a 22 de Junho

Fuzeta e Ílhavo ficaram unidas no passado sábado, 18 de Maio, por um protocolo de geminação assinado pelos presidentes da União de Freguesias de Moncarapacho e Fuseta e da Freguesia de São Salvador de Ílhavo.

A cerimónia realizou-se no auditório da junta de freguesia de São Salvador e contou com a presença de cerca de uma centena de habitantes da União de Freguesias de Moncarapacho e Fuzeta, incluindo antigos pescadores da pesca do bacalhau, que foi o principal elo de ligação entre as duas localidades piscatórias.

«Na génese desta amizade entre as populações das duas freguesias está a pesca do bacalhau na Terra Nova. Desde o séc. XIX que se estabeleceu entre os pescadores da faina maior, oriundos das duas localidades, uma relação cordial e afetiva, que será perpetuada com este protocolo de geminação, sedimentando assim os laços de união e de coesão entre as nossas comunidades», referiu Manuel Carlos, presidente da União de Freguesias de Moncarapacho e Fuzeta.

O autarca também prometeu empenho em «desenvolver e aprofundar as relações entre as duas freguesias, porque acreditamos que este protocolo vai traduzir-se em benefícios efetivos para os cidadãos que representamos, promovendo o intercâmbio sociocultural e desportivo, através da realização de ações e projetos comuns».

Manuel Carlos crê ainda que serão abertas novas portas para o turismo, contribuindo assim para o desenvolvimento dos dois territórios.

João Campolargo, presidente da Freguesia de São Salvador de Ílhavo, por seu lado, considerou que este foi «um momento importante para as duas freguesias» e desejou ainda que se «repitam outros momentos de encontro entre as duas freguesias e respetivas populações».

Foi Marques da Silva, investigador ilhavense, que abriu portas a esta geminação entre a Fuzeta e ílhavo: «É um tributo às gerações anteriores», justificou.

A comitiva que viajou do Algarve teve oportunidade de visitar o Museu Marítimo de Ílhavo – que guarda muitas memórias da pesca do bacalhau – e o Museu da Vista Alegre, além de ter assistido à 2ª Gala da Freguesia de São Salvador.

«Em quase todas as ruas e casas da Fuseta e de Ílhavo existem memórias dos tempos da pesca do bacalhau nos mares do Atlântico Norte e a tripulação de muitos navios bacalhoeiros era constituída, sobretudo, por pescadores das duas localidades, estabelecendo-se então uma forte ligação de amizade e camaradagem, consolidada na dura tarefa da pesca à linha nos dóris e depois, à noite, a bordo do navio, nos trabalhos de preparação e conservação do peixe. Criaram-se assim laços de amizade, que mais tarde se estenderam também aos seus familiares», explica a União de Freguesias de Moncarapacho e Fuzeta.

Descerramento de uma placa alusiva à geminação entre a Fuzeta e Ílhavo

O meio físico onde se situam as duas localidades «também é semelhante, com zonas lagunares e os seus esteiros e sapais e em que a produção de sal e a sua preparação para ser comercializado, também é um ponto comum. As semelhanças estendem-se também aos mariscadores e viveiristas, que têm o seu ganha-pão nas rias», acrescenta a autarquia.

O próximo encontro entre as duas freguesias está agendado para o dia 22 de Junho, com a visita à Fuzeta de uma delegação de Ílhavo, para um segundo ato desta geminação.

Comentários

pub