Parises já é uma “Aldeia Segura”

Câmara alargou o programa “Aldeia Segura, Pessoas Seguras” à localidade de Parises

O programa “Aldeia Segura, Pessoas Seguras” chegou a Parises, no coração da Serra do Caldeirão, no concelho de São Brás de Alportel, no dia 11 de Maio.

O Serviço Municipal de Proteção Civil de São Brás de Alportel promoveu uma ação de sensibilização e simulacro nesta localidade, com o objetivo de «testar a prontidão do dispositivo de resposta a incêndios rurais, os procedimentos de emergência e evacuação da população e ainda o treino e a articulação entre os diversos Agentes de Proteção Civil e os Oficiais de Segurança Local».

Este exercício também permitiu «testar a evacuação preventiva desta aldeia rural do concelho de São Brás de Alportel», nomeadamente «os percursos de evacuação e a operacionalização do local de abrigo devidamente identificado».

O simulacro envolveu a participação de cerca de duas dezenas de operacionais, entre membros do Serviço Municipal de Proteção Civil, Serviços Sociais do Município, Corporação de Bombeiros, GNR e Junta de Freguesia.

Esta é a segunda aldeia são-brasense em que o programa nacional “Aldeia Segura, Pessoas Seguras” foi «completamente implementado». A primeira foi Cabeça do Velho que, à semelhança de Parises, foi uma das localidades mais afetadas pelo incêndio de Catraia, que assolou a Serra do Caldeirão em 2012.

«Com estas iniciativas, o município de São Brás de Alportel pretende testar a organização e a capacidade de resposta a emergências deste tipo, de modo a identificar oportunidades de melhoria face aos riscos existentes, testando os procedimentos e os planos de evacuação implementados», resumiu a Câmara.

 

Fotos: Câmara Municipal de São Brás de Alportel

Comentários

pub