Palestra em Milreu fala sobre “O episódio de Páris na Literatura e nas Artes”

A palestra será proferida por Fuensanta Garrido Domené e Gabriel Laguna Mariscal, da Universidade de Córdova

“O episódio de Páris na Literatura e nas Artes” é o tema da próxima palestra Amatores in situ, a realizar-se esta sexta-feira, 31 de Maio, às 18h00, nas Ruínas Romanas de Milreu, em Estoi (Faro).

A palestra será proferida por Fuensanta Garrido Domené e Gabriel Laguna Mariscal, da Universidade de Córdova.

«O episódio do julgamento de Páris, integrante do ciclo troiano, era bem conhecido entre os gregos, como demonstra a sua recorrente representação iconográfica. Estas manifestações artísticas, juntamente com as numerosas alusões literárias ao episódio, desde a época arcaica, dão a ver aspetos do mito que, apesar de comuns, diferem entre si», diz a Direção Regional de Cultura do Algarve.

Nesta conferência, apresentam-se essas referências, com as respetivas variantes, ao julgamento de Páris e a tudo o que rodeia o mito na literatura Greco-latina arcaica e clássica, assim como a sua persistência e projeção transmitida ao longo da História.

Com essa revisão, vai-se dar conhecer «os aspetos do mito que umas e outras fontes fazem modificar entre si, bem como algumas questões que reincidem desde a época antiga».

A presente palestra insere-se na 5ª edição do ciclo Amatores in situ e resulta da colaboração entre a Direção Regional de Cultura do Algarve (através do programa DiVaM), a Universidade do Algarve, a Associação Portuguesa de Estudos Clássicos e a Associação CÍVIS – Associação para o Aprofundamento da Cidadania.

A presente edição é coordenada pela professora Ana Isabel Soares, da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da UAlg.

Comentários

pub